A história da CG se inicia após 26 de outubro de 1971, data em que foi inaugurada a Honda Motor do Brasil Ltda., empresa responsável pela importação e distribuição das motos japonesas. Três anos após, a empresa adquiriu um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados em Sumaré, – o mesmo que, em 1997, passaria a produzir o Civic- para a fabricação de motocicletas.
Com o fechamento das importações, em 1976, começava a produção da moto nacional. Não no interior paulista, mas na Zona Franca de Manaus, onde a legislação permitia importar componentes sem pagamento de impostos. Tendo o “rei” Pelé como garoto-propaganda, nascia em novembro daquele ano a CG 125, uma moto urbana de mecânica simples. Não era a primeira moto nacional, mas estava perto disso: a Yamaha fabricava há dois anos apenas a RD 50, a “cinquentinha”.
Em 1977 a marca fundada em 1947 por Soichiro Honda já respondia por 79% do mercado de duas rodas. Nesse ano a CG começava fabrica a versão de luxo 125 ML.
Recentemente o Caçador de Raridades Reginaldo de Campinas conseguiu se superar, ele encontrou um exemplar da lendária Honda ML 125 ano 1987, ainda 0km. As imagens feitas por Reginaldo são simplesmente de arrepiar, confira abaixo:
Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!