Mustang GT 1968 de filme histórico será leiloado

184

O histórico Ford Mustang GT 1968 original do filme Bullitt será leliloado pela Mecum em 10 de janeiro. A história do carro começa quando o Mustang foi dirigido em São Francisco por Steve McQueen durante as filmagens. Tudo se tornou icônico porque esta cena é considerada a primeira de perseguição de carros da história do cinema.

Ford Mustang GT 1968 original do filme Bullitt
Ford Mustang GT 1968 original do filme Bullitt

A Mecum diz que McQueen considerou o Mustang como um personagem e não como um acessório, então ele o modificou. Entre as mudanças, havia uma grade escurecida, rodas Torq Thrust cinza e uma pintura especial para dar uma aparência de carro de uso. O motor também foi modificado para ficar mais alto no cofre.

O veículo também foi mudado para acomodar câmeras na cena icônica da perseguição. Como parte desse processo, três tubos de metal foram soldados sob os balancins, perpendiculares à linha central do carro, e buracos foram cortados no porta-malas para permitir que os cabos passassem do gerador às câmeras e luzes.

Ford Mustang GT 1968 original do filme Bullitt
Ford Mustang GT 1968 original do filme Bullitt

Após o lançamento do filme, o carro foi comprado pelo funcionário da Warner Bross, Robert Ross, que o utilizava para ir e voltar do trabalho. Pouco tempo depois, Ross o vendeu ao detetive Frank Marranca de Nova Jersey, que recebeu a confirmação da Ford de que esse Mustang em particular foi comprado pela Solar Productions, da McQueen, para o Bullitt.

Marranca continuou com o carro por aproximadamente quatro anos. Mas decidiu vendê-lo em 1974. Colocou um pequeno anúncio na edição de outubro da Road & Track que dizia “Mustang dirigido por McQueen no filme Bullitt… Pode ser documentado. Melhor oferta.”

Um Bullitt por 6 mil

Robert Kiernan viu o anúncio e comprou o carro por US$ 6 mil. A esposa de Kiernan usou o Mustang como seu carro diário por vários anos e McQueen supostamente “fez inúmeras tentativas de recuperar o veículo de Robert, oferecendo-se para ajudá-lo a encontrar um Mustang semelhante”. Robert recusou os pedidos de McQueen.

Ford Mustang GT 1968 original do filme Bullitt
Ford Mustang GT 1968 original do filme Bullitt

Robert faleceu em 2014. O carro foi entregue a seu filho Sean, que levou o modelo para a estreia do Mustang Bullitt 2019 no Salão de Detroit do ano passado. Agora, o carro será leiloado sem reserva. Embora obviamente tenha sinais de desgaste, Kiernan queria manter o carro o mais original possível. E seu preço estimado para o fim do leilão é de US$ 4 milhões.