Quem diria que o icônico Fusca estaria recebendo um novo sopro de vida com a versão New Beetle pickup? Mark Smith e Smyth Performance estão oferecendo um kit de transformação para transformar o carro em uma ute. Os kits “faça você mesmo” estão disponíveis por US $ 3.490, excluindo o custo do Fusca doador (que, felizmente, não é tão caro nos dias de hoje). Embora a Volkswagen tenha provocado o mercado americano com conceitos de picapes como o Tanoak e o Tarok, essa é a única maneira atualmente de ter uma picape VW nos EUA. No entanto, a empresa alemã está considerando a possibilidade de lançar esses conceitos de picapes e até mesmo uma picape desenvolvida em colaboração com a Ford.
Smith é um experiente projetista de carros de corrida e fundador de empresas notáveis como Factory Five Racing e Local Motors. Sua nova empresa, com sede em Wareham, Massachusetts, tem produzido kits de conversão desde 2008 para transformar carros legais em caminhões ainda mais incríveis. Além disso, o site da empresa oferece kits de conversão para modelos antigos como o Subaru WRX, VW Jetta/Golf, Dodge Charger e Audi A4/S4, oferecendo a oportunidade de construir sua própria frota de caminhões personalizados.
Os kits são projetados para serem montados principalmente com parafusos e podem ser concluídos em apenas alguns fins de semana, oferecendo um projeto divertido para quem busca uma atividade criativa. O pacote para transformar o Beetle em uma ute, inclui para-lamas de fibra de vidro, uma antepara com janela traseira, uma porta traseira de alumínio com revestimento de fibra de vidro e uma cama de alumínio parafusada.
De acordo com a página do Facebook da Smyth Performance, a empresa já produziu e enviou aos seus clientes dezenas de kits New Beetle que foram pré-encomendados. Isso significa que se você é um brasileiro que resolveu viver o sonho americano é bem provável que possa avistar uma dessas conversões rodando em uma rua perto de você.
New Beetle
O Volkswagen New Beetle é a reinterpretação moderna do icônico Volkswagen Fusca/Carocha (também conhecido como Old Beetle, Bug, Coccinelle, Vocho, Escarabajo, Käfer, Kever ou Fusca, dependendo do país e região). O New Beetle incorporou o charme e o estilo vintage do Beetle original em um design atualizado e elegante.
O New Beetle nasceu como um estudo de design chamado Concept 1, que tinha a forma do antigo Fusca e visava uma reinterpretação do popular Volkswagen, uma vez que a imagem da fábrica ainda estava fortemente associada ao Fusca. O projeto do novo carro foi liderado pelos estúdios da Volkswagen na Califórnia.
Em 1997, após a reformulação da quarta geração do Volkswagen Golf na Europa, a Volkswagen utilizou a plataforma e a mecânica deste para criar o Novo Fusca/Beetle. O resultado foi o lançamento do New Beetle, com formas idênticas ao antigo modelo, mas com mecânica, suspensão e plataforma da quarta geração do Volkswagen Golf. Com isso, o antigo motor traseiro refrigerado a ar, de cilindros contrapostos (boxer) e em posição longitudinal do Fusca, foi substituído por um propulsor dianteiro refrigerado a água, de configuração em linha e em posição transversal.
Embora o Novo Fusca/Beetle tenha mantido o carisma do carro original, que lhe confere um forte apelo emocional de venda, o preço alto do modelo impediu que ele alcançasse o mesmo sucesso avassalador de seu antecessor. Ao contrário do Fusca original, que era conhecido como um carro popular, o New Beetle é uma opção mais cara e exclusiva.
O Volkswagen New Beetle saiu de linha em 2019, após 21 anos de produção. A decisão de interromper a produção do modelo foi tomada para focar nos carros elétricos da marca. O último exemplar do New Beetle foi produzido em Puebla, no México, onde o modelo foi fabricado desde o seu lançamento em 1998.