O CEO da Hyundai Austrália, John Kett, confirmou recentemente durante entrevista para o site WhichCar, que a marca está desenvolvendo a primeira picape de sua história para concorrer com a Toyota Hilux, principalmente.
As especulações sobre o lançamento vem desde 2015, quando a Hyundai apresentou o conceito Santa Cruz, no Salão de Detroit; uma fusão entre os SUVs Santa Fé e Vera Cruz. De acordo com o fabricante, o modelo é considerado compacto para o mercado norte-americano e deve chegar um pouco maior por lá.
O executivo adiantou algumas informações sobre a versão de produção. O visual já está definido e não utilizará uma estrutura monobloco como no conceito e modelos como a Fiat Toro, mas sim uma construção de carroceria sobre chassi. É o método usado por picapes médias como Hilux, S10 e Ranger.
“Nós já superamos o primeiro obstáculo, que é definir o visual da futura picape, que também precisa ser um veículo funcional. Essa é uma parte importante. Estamos seguindo esse caminho e trabalhando para isso. Nós apenas temos que ter certeza de que, quando ela for lançada, será um verdadeiro utilitário”, afirma.
Kett ainda afirmou que a picape terá uma gama completa, então tudo indica que deve chegar com opções de motor a gasolina e a diesel, com tração 4×2 e 4×4 e cabine estendida e dupla. O projeto está sendo feito em parceria com a Kia, que também deve lançar uma caminhonete um ano após os sul-coreanos, que pretendem lançá-la em 2021.
Ásia e Oceania devem ser os primeiros mercados a receber a picape, posteriormente, os modelos chegam na América Latina, África e Europa. Não há nada oficial, mas a produção deve ser feita na Indonésia, já que a Hyundai investiu 1 bilhão de dólares no país para abrir uma fábrica com capacidade produtiva anual de 250 mil veículos.