A Ram era uma das principais marcas de grandes pickups nos Estados Unidos que ainda não havia apresentado uma picape totalmente elétrica. Finalmente, depois de três anos de rumores, a empresa revelou a Ram 1500 Revolution BEV Concept, um protótipo apresentado na Consumer Electronics Show (CES) que antecipa o modelo de produção previsto para 2024.
Como se trata de um conceito, a Ram optou por não revelar muitas informações sobre a motorização e o desempenho da Revolution BEV. O que foi revelado é que ela possui dois motores elétricos, um em cada eixo, dentro de um módulo que pode ser adaptado para vários tipos de propulsores, sugerindo “futuras aplicações de alta-performance”. A Revolution também possui esterçamento nas quatro rodas com até 15° de articulação e um sistema de 800 volts DC que permite recargas rápidas de até 350 quilowatts. Nas condições ideais, é possível recuperar 160 km de autonomia em cerca de 10 minutos.
A 1500 Revolution Concept foi revelada na CES como uma picape totalmente elétrica, mas recentemente foi confirmado que a versão de produção pode ter uma opção com motor a combustão como extensor de autonomia. Em uma entrevista, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, afirmou que o plano é equipar a picape com um motor a gasolina que atuaria como gerador para as baterias. No entanto, o CEO da RAM, Mike Koval Jr, disse que a versão puramente elétrica é a prioridade no momento. A 1500 Revolution Concept é construída com a plataforma Stellantis STLA e possui rodas de 24 polegadas com o logo da Ram iluminado no meio, mas há espaço suficiente nas caixas de roda para usar pneus off-road de 35 polegadas. A Ram destaca esses pontos, especialmente sua construção de carroceria sobre chassi e longarinas, como uma forma de se diferenciar da Chevrolet Silverado EV, que é uma picape monobloco.
A pickup possui alguns detalhes de design interessantes que podem ser utilizados em futuros modelos da marca. O para-choque dianteiro é mais curto e dispensa a grade, utilizando a área para colocar o nome da empresa iluminado e estender os faróis de LED. Apesar de ter um visual futurista, ainda é um design que poderia aparecer na versão de produção. O teto parece ser baixo devido ao tamanho dos vidros e à linha de cintura, que se eleva na direção da coluna C.
A caçamba é bem funcional, com portas de abertura lateral e possibilidade de usar um extensor, aumentando ainda mais a capacidade de carga. Em uma das fotos, é possível ver que ainda é possível rebater o painel traseiro e a Ram afirma que, movendo os bancos e rebatendo o painel traseiro, é possível transportar objetos de até 5 metros de comprimento na caçamba. A traseira apresenta um estilo bem diferente para as lanternas, formando um L invertido em LED.
Os espelhos laterais foram substituídos por câmeras na Ram 1500 Revolution BEV e, quando a picape está dando ré, é possível ver uma visão panorâmica da traseira ao combinar as imagens de todas as câmeras ao redor do veículo. Há até uma função que faz com que a Revolution 1500 siga o motorista quando ele estiver andando na frente do veículo. Como era de se esperar, a caminhonete inclui sistemas autônomos de nível 3. Até o carregador é especial, com um pequeno robô chamado Ram Charger que se conecta à tomada automaticamente.
“A Ram Revolution representa muitas coisas importantes para a marca”, disse Koval. “Além de ser uma direção para o nosso futuro eletrificado, a Ram Revolution é também nossa filosofia de redefinir o segmento de picapes com uma série de anúncios e iniciativas enquanto embarcamos em nossa jornada de eletrificação.”
No entanto, a Ram não deixa claro se a Revolution é uma picape próxima da produção ou algo mais abstrato. Mais informações devem ser reveladas no futuro, já que a picape elétrica será apresentada por completo ainda este ano e deve começar a ser produzida em 2024.