A Audi deve trazer em breve ao mercado uma picape de orientação premium para rivalizar com Toyota Hilux e Ford Ranger, o surgimento do modelo ganhou muita força nos últimos meses.
A confirmação da possibilidade veio do CEO da marca alemã, Markus Duesmann, que, quando perguntado se uma picape Audi era uma possibilidade, disse: “Não posso prometer que faremos uma, mas estamos investigando”.
Ele estava falando com repórteres ao lado dos CEOs de cada uma das outras três marcas do Grupo Audi – Bentley, Lamborghini e Ducati – antes do relatório anual de faturamento do grupo.
Após a resposta de Duesmann, o CEO da Bentley, Adrian Hallmark, acrescentou: “Eu não adoraria ter uma no portfólio da Bentley”.
A Audi não seria atraída a dar mais detalhes sobre qualquer modelo de pick-up em potencial, mas Duesmann disse: “Na verdade, vamos apresentar – não muito longe do agora – talvez algo”, sugerindo a possibilidade de um conceito iminente de revelação ou uma confirmação oficial do modelo.
Como parte de sua conferência anual, a empresa mostrou o novo conceito Audi A6 Avant E-tron, e em breve desembrulhará a terceira e última entrada em sua família conceito Sphere, o SUV UrbanSphere feito para a cidade, mas nenhum deles parece ser candidato óbvio para uma variante pickup. Em 2019, no entanto, a empresa mostrou o conceito de AI:Trail, um off-road elétrico de alta potência com funcionalidade autônoma nível 4, o que poderia fornecer a base para um futuro modelo de produção.
Uma possibilidade nesta fase é que a Audi possa alavancar seu relacionamento com a controladora Volkswagen para lançar sua própria versão da próxima volkswagen Amarok de segunda geração, que é baseada na Ford Ranger como parte de uma parceria estratégica entre as duas empresas.
No entanto, também é importante notar que as plataformas modulares de veículos elétricos que estão sendo implantadas em todo o Grupo VW tornam o desenvolvimento de modelos de baixa venda uma proposta muito mais viável, pois exigem menos recursos para serem desviados de geradores consistentes de receita e podem compartilhar a maior parte de sua maquiagem técnica.
A Audi poderia, então, chamar a arquitetura MEB ou a plataforma PPE que está desenvolvendo com a Porsche – ambas oferecidas com tração nas quatro rodas – para formar a base para uma pick-up totalmente elétrica.
Se seguir com os planos de entrar no segmento de veículos comerciais, a Audi será a primeira fabricante alemã premium a fazê-lo desde que a Mercedes-Benz lançou o X-Class de curta duração – uma pick-up de pelúcia baseada no Nissan Navara.
A Classe X estava à venda há apenas dois anos, e foi retirada de linha à por conta das vendas lentas e de uma iniciativa mais ampla de redução de custos.
Embora o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, não tenha participado da discussão sobre a pick-up, a sua empresa foi realmente a única empresa presente a ter um carro desse tipo em seu catálogo traseiro – a empresa construiu 328 exemplos do off-road com motor V12 entre 1986 e 1993.
O Design Brasileiro Kleber Silva da KDesign AG resolveu se antecipar e projetou em computador como seria uma suposta pickup da Audi, o resultado ficou excepcional e você pode conferir nas imagens abaixo:
Fonte: AutoCar