A Renault apresentou a totalmente nova quinta geração do Scenic, que adota o nome E-Tech e chega como um SUV cheio de tecnologia e modernidade, o carro foi reveleado no Salão de Mobilidade IAA em Munique. Um dos pioneiros no segmento de minivans compactas, o Scenic foi transformado em um crossover totalmente elétrico, mantendo seu caráter familiar, com ênfase na sustentabilidade e segurança.
O modelo de produção se assemelha ao Conceito Vision Scenic do ano passado, embora com características mais sutis. A Renault espera que a postura crossover torne o Scenic mais atraente para os compradores, uma vez que as minivans estão praticamente em declínio na Europa, a menos que você exclua as propostas baseadas em veículos comerciais leves.
A frente agressiva do Scenic E-Tech adota o tratamento dividido dos faróis, semelhante ao SUV Rafale, com um padrão especial para a grade coberta. As rodas de liga leve futurísticas têm até 20 polegadas de diâmetro e somam-se aos elementos inspirados na Peugeot trazidos pelo ex-designer da Peugeot e atual chefe de design da Renault, Gilles Vidal. Outros recursos notáveis incluem as maçanetas das portas embutidas, os detalhes exteriores em estilo alumínio e as lanternas traseiras em forma de Y com vidro escurecido.
O Renault Scenic E-Tech mede 4.470 mm de comprimento, 1.864 mm de largura e 1.571 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.785 mm. Essas medidas o tornam 64 mm mais longo e 82 mm mais curto do que a quarta geração descontinuada do Scenic, com largura quase idêntica. Ele também é 271 mm mais longo que o compacto crossover Megane E-Tech, posicionando-se como uma alternativa maior e mais espaçosa na linha de veículos elétricos da Renault, apesar de estar disponível exclusivamente com layout de cinco lugares.
A praticidade sempre foi uma característica da linhagem Scenic, e a nova geração não é exceção, oferecendo 38,7 litros de espaço de armazenamento dentro da cabine. Um destaque é o descanso de braço para os passageiros traseiros, que inclui porta-copos, um compartimento de armazenamento, duas portas USB-C, suportes dobráveis e carregamento sem fio. O espaço do porta-malas tem 545 litros, 27 litros a menos do que a geração anterior do Scenic, mas pode chegar a 1.670 litros quando os bancos traseiros são rebatidos. A Renault afirma que o espaço para os joelhos e o espaço para a cabeça são equivalentes aos “melhores carros familiares do segmento C”.
Outro elemento importante do novo Scenic E-Tech é a sustentabilidade, pois a Renault pretende se tornar uma marca carbono neutro na Europa até 2040 e globalmente até 2050. A montadora afirma que até 24% dos materiais usados no Scenic E-Tech são reciclados, enquanto 90% de sua massa é reciclável (incluindo a bateria). Nesse contexto, o interior é livre de couro, usando materiais biodegradáveis e ecologicamente corretos.
O painel de instrumentos é compartilhado com o Megane E-Tech, incluindo um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e uma tela sensível ao toque de 12 polegadas executando o sistema de infotainment OpenR Link baseado em Android. O equipamento inclui até 30 sistemas avançados de assistência ao motorista, enquanto os quatro modos Multi-Sense (Conforto, Esporte, Eco e Personalizado) também afetam a iluminação interior. Entre os destaques do Scenic E-Tech está o novo teto panorâmico de vidro Solarbay com tecnologia AmpliSky. O vidro pode ir de totalmente transparente a opaco, dividido em dois segmentos para os passageiros da frente e de trás. Segundo a Renault, a eliminação de uma cortina mecânica traz benefícios de economia de peso e adiciona 30 mm de espaço extra para a cabeça.
O Renault Scenic E-Tech compartilha a arquitetura CMF-EV com o Megane E-Tech e o Nissan Ariya. No lançamento, o modelo estará disponível com dois tamanhos de bateria e duas potências. O Scenic E-Tech de entrada possui um motor elétrico síncrono que produz 168 cv e 280 Nm de torque, e uma bateria de 60 kWh que permite uma autonomia WLTP de mais de 260 milhas (418 km). A variante topo de linha terá um motor elétrico mais potente com 215 cv e 300 Nm de torque, e uma bateria maior de 87 kWh, que proporciona mais de 379 milhas (610 km) de autonomia.
A linha Scenic E-Tech incluirá três níveis de acabamento: Techno, Espirit Alpine esportivo e premium, e o Iconic topo de linha. O veículo elétrico também apresenta sons exclusivos (aviso sonoro para pedestres e sequência de boas-vindas) criados em colaboração com o compositor de música eletrônica Jean-Michel Jarre.
O lançamento do Renault Scenic E-Tech na Europa está programado para o início de 2024. Os preços serão anunciados em uma data posterior, enquanto a produção ocorrerá na fábrica de Douai, na França, que faz parte das instalações da ElectriCity do Grupo Renault.