O Kia EV6 GT é uma verdadeira demonstração do avanço tecnológico e da performance que a indústria automobilística está alcançando. Com um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em meros 3,5 segundos, ele se destaca como um dos carros mais rápidos do mundo, superando até mesmo modelos renomados como o Mercedes-AMG A45 e o Audi RS3, que têm preços semelhantes.
Surpreendentemente, esse carro elétrico ultrarrápido da Kia consegue competir de igual para igual com alguns dos grandes nomes em desempenho, como o Porsche 911 Carrera e o BMW M4 AWD. Vale ressaltar que esses ícones automobilísticos têm preços muito mais altos do que o Kia EV6 GT, o que torna o desempenho do Kia ainda mais impressionante.
O único concorrente que supera o EV da Kia em velocidade abaixo de US$ 100 mil é o sedã Tesla Model 3 Performance, que atinge 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
A chegada do Kia EV6 GT representa um marco importante no mercado automobilístico, pois evidencia a crescente capacidade dos carros elétricos em superar os veículos movidos a combustão em termos de desempenho. Além disso, mostra que a Kia está comprometida em inovar e competir em um segmento mais premium.
É claro que a aceitação e demanda por um carro tão potente da Kia dependerão do mercado e da mentalidade dos consumidores globais. Seja como for, o EV6 GT que já é comercializado em diversos países certamente despertará interesse e curiosidade entre os entusiastas de carros e compradores em busca de uma opção de alto desempenho e tecnologia avançada.
Com relação ao espaço interno, o Kia EV6 GT é bastante impressionante. O design exterior do EV6 mantém uma aparência futurística e moderna. À primeira vista e a certa distância, pode parecer que o EV6 é um carro compacto, porém, ao se aproximar, você perceberá que ele é na verdade mais longo e mais largo do que um SUV médio, como o Kia Sportage. Essa característica permite que o interior do EV6 ofereça um amplo espaço para os ocupantes. Além disso, o design de teto mais baixo confere ao veículo uma estética elegante e dinâmica. No geral, o Kia EV6 GT combina um visual arrojado com um espaço interno generoso, proporcionando uma experiência confortável e futurista para os passageiros.
O Kia EV6 GT possui uma distância entre eixos de 2900mm (enquanto o Sportage tem 2755mm), o que resulta em um amplo espaço interno. A cabine emana uma vibe minimalista e futurística, proporcionando um design funcional e bem projetado. Além disso, há várias opções de armazenamento para acomodar itens do dia a dia.
Os bancos dianteiros estilo “bucket” são exclusivos do modelo GT e apresentam contornos acentuados para mantê-lo firmemente no lugar durante uma condução entusiasmada. Embora o GT-Line conte com bancos dianteiros elétricos que oferecem aquecimento e resfriamento, os bancos de couro e camurça do GT são ajustados manualmente e não possuem resfriamento. A Kia justifica essa escolha como uma forma de economizar alguns quilogramas em um carro que já pesa 2185 kg (80 kg mais pesado do que o GT-Line AWD).
Infelizmente, a inclinação agressiva da base dos bancos dianteiros pode causar desconforto nas pernas após uma hora de condução. A única maneira de aliviar isso é elevar o banco inteiro, mas isso pode reduzir o ângulo de inclinação e afetar o espaço para a cabeça.
As portas traseiras abrem-se amplamente, o que normalmente facilitaria o acesso aos bancos traseiros, mas a linha do teto baixa pode representar um desafio para passageiros mais altos.
No interior, o banco traseiro do EV6 oferece um bom espaço para as pernas e espaço para os pés sob os assentos. Contudo, a altura para a cabeça é limitada para ocupantes com mais de 180 cm de altura. Além disso, a base do assento é relativamente baixa e próxima ao chão, o que pode não proporcionar um apoio natural para as coxas.
É importante notar que não há controles de climatização acessíveis a partir do banco traseiro, e as portas USB embutidas nas laterais dos bancos dianteiros do GT-Line também não estão presentes no modelo GT. Entretanto, há saídas de ar nas colunas B do veículo para atender aos passageiros nas laterais.
Kia EV6 GT (Autonomia)
A Kia alega que o EV6 pode alcançar uma impressionante autonomia de condução de 424 km com uma bateria de 77,4 kWh. No entanto, essa afirmação não se alinha com a classificação de consumo de energia WLTP da Kia, que é de 20,6 kWh/100 km, indicando uma autonomia de apenas 376 km.
Para garantir a saúde e a durabilidade da bateria, é recomendado considerar um buffer de 10% para proteção contra depleção e sobrecarga da bateria, o que reduziria a autonomia real para 338 km.
Durante nosso teste de condução real de 300 km, ficamos satisfeitos em obter uma média de apenas 19,2 kWh/100 km. Entretanto, na pista de corrida, esse número mais do que dobrou, o que é esperado devido ao aumento das exigências do desempenho em situações extremas.
O Kia EV6 GT é uma máquina poderosa, mas não é adequado para pistas de corrida apertadas. Nas estradas do dia a dia, o carro se destaca, oferecendo uma condução suave e silenciosa. Com uma potência máxima de 430 kW e torque de 740 Nm, o GT é extremamente confortável para dirigir, especialmente no modo Eco, onde é mais eficiente e confortável para uso diário.
As reservas de potência do GT, suspensão melhorada, direção mais rápida e freios maiores se destacam em estradas sinuosas, onde o carro mostra todo o seu desempenho. Mesmo no modo Sport, com acesso a apenas 320 kW, o GT continua rápido e mantém muita aderência nos pneus.
O modo GT oferece toda a potência disponível, mas é importante ressaltar que o EV6 GT não é um carro de corrida para pistas, como ficou evidente em um circuito apertado durante o lançamento para a mídia. O peso do carro e os recursos eletrônicos podem tornar a condução difícil nessas condições.
Apesar disso, os freios e o sistema de regeneração de frenagem do GT são eficientes e duradouros. No entanto, na pista, os freios podem parecer distantes e não proporcionar uma sensação totalmente precisa.
Resumindo, o Kia EV6 GT é um carro poderoso, perfeito para as ruas, mas não é projetado para pistas de corrida apertadas, onde pode apresentar algumas dificuldades.