O BMW Série 8 foi um dos carros mais belos e marcantes dos anos 90, chegando a contar até com motor V12. Agora depois de 20 anos, ele está de volta, mas com características bem diferentes.
Apresentado oficialmente nas 24 Horas de Le Mans, para afirmar o desenvolvimento próximo ao M8 e o carro de corrida M8 GTE, o BMW Série 8 chega com pretensão de oferecer desempenho digno de um esportivo nato e requinte de carros premium. Algo como uma mescla de Porsche 911 e Mercedes-Benz Classe S, materializada em um GT.
O novato de duas portas da BMW é considerado um projeto especial, como o Z8 e i8. Segundo a marca, apesar de muitos concorrentes, a Série 8 chega sem rivais na mesma categoria por se auto intitular única no segmento de esportivos premium do mercado.
Motorização e cambio da BMW Série 8
O modelo será inicialmente oferecido em duas versões. O M850i oferece motor 4.4 V8 capaz de produzir 523 cv e 77 kgfm de torque entre 1.800rpm e 4.600 rpm. O modelo pode atingir a marca de 100 km/h em 3,7 segundos, enquanto a máxima fica limitada eletronicamente a 250 km/h.
Com sistema de escape M Sport, a experiência ao dirigir o esportivo é assegurada pelo puro som do motor V8. Segundo a marca “você não tem apenas a experiência de dirigir de um carro esportivo, mas o verdadeiro som do motor V8 sem geradores de som”.
A versão 840d entrega um motor 3.0 diesel de seis cilindros em linha que proporciona 316 cv de potência e 69 kgfm de torque, com 0-100 em 4,9 segundos.
Ambos os modelos utilizam câmbio de 8 velocidades com relações de transmissão aumentadas para otimizar o desempenho esportivo. A potência pode chegar nas quatro rodas com o sistema xDrive, que possui configuração para enviar toda a potência para as rodas traseiras como padrão.
O que a Série 8 possui de itens?
Substituindo o Série 6 Gran Coupé como um cupê de duas portas e compartilhando somente a plataforma com a Série 7, a BMW insiste em dizer que o Série 8 é um carro independente em termos de design, desempenho e componentes.
Em versão única, o M850i possui dianteira inspirada em carros de corrida e os seguintes itens:
- rodas de 20 polegadas
- suspensão M ativa com amortecedores controlados eletronicamente
- direção hidráulica adaptativa e direção ativa integral
- diferencial de deslizamento limitado
- freios M Sport de 395mm
Disponibilizando rodas de 18 polegadas como padrão, o BMW 840d entrega rodas de 19 e 20 polegadas apenas como opção nos pacotes M Sport e M Technic Sport.
De série o modelo à diesel entrega piloto automático adaptativo, enquanto assistente de manutenção de faixa é apenas opcional no pacote Driving Assistant Professional.
Dimensões e exterior
As dimensões da Série 8 são de 4843 mm de comprimento com uma distância entre eixos de 2822 mm, 1902 mm de largura e 1341 mm de altura. O porta-malas tem capacidade de 420 litros.
Adotando a nova linguagem de design da BMW para seus carros esportivos, o Série 8 possui um visual mais moderno e “emocional” inspirando em carros esportivos da década de 70. O novo design inclui:
- grade dianteira em padrão hexagonal;
- faróis mais finos
- luzes traseiras de LED
Além de relembrar carros de corrida clássicos, os spoilers dianteiros e traseiros complementam o visual esportivo do modelo.
Interior da BMW Série 8
Com ênfase na construção de um verdadeiro carro esportivo premium, o Série 8 conta com assentos sob medida, painel digital de 12,3 polegadas e tela sensível ao toque, central, de 10,25 polegadas inclinada para o motorista. O design “limpo” remete à esportividade do modelo.
O interior do BMW Série 8 Coupe ainda conta com:
- comandos de voz, gestos e iDrive;
- acabamento em couro nas portas e painel;
- seletor de marchas em vidro lapidado.
O valor pedido pelo Série 8 é de 100.000 dólares para o 840d e 132.900 dólares para o M850i. Uma versão hibrida ainda é considerada pela BMW que ainda promete um coupé de 4 portas e uma versão cabriolet.
Quer conhecer mais de perto? Confira os vídeos logo seguir sobre o BMW Série 8.
Fonte: AutoVídeos