Imagine se a BMW lançasse uma versão pickup do M4. A DinnMann, uma oficina especializada em projetos automotivos audaciosos, resolveu se antecipar e transformou um BMW M4 em uma pickup dos sonhos.
A DinMann escolheu o novo M4 Coupe para dar vida ao seu projeto de pickup, em vez de utilizar qualquer outro carro como base. O resultado final, apelidado de “M4Maloo” e carregando o codinome hipotético “G84”, foi uma pickup incrivelmente arrojada.
Enquanto alguns puristas podem argumentar que é uma blasfêmia cortar um M4 perfeito para criar uma picape, é importante lembrar que a BMW já tem histórico de criar veículos únicos e fora do comum. O X2019 7 com carroceria de carga vem à mente, assim como a pickup E92 M3 construído como uma brincadeira de April Fools há mais de uma década. Se voltássemos no tempo, o E30 M3 também foi transformado em pickup em 1986 e foi usado internamente pela marca para diferentes tarefas de transporte até 2012.
É fácil imaginar o M4Maloo com um envoltório de vinil, mas na verdade ele está coberto com película de proteção de tinta, conhecida como PPF. Além disso, essa película tem propriedades de auto-recuperação e acabamento azul cromado para garantir que a pickup seja facilmente identificado de longe. A película de poliuretano termoplástico hidrofóbico resistente a riscos foi desenvolvida pela STEK Automotive e pode ser vista hoje em dia no estande da empresa na SEMA em Las Vegas.
A DinMann manteve o teto de fibra de carbono (ou a maior parte dele) e adicionou alguns complementos de carbono. Exceto pelo acabamento espelhado conhecido como DYNOchrome, a picape M4 tem um visual que parece ter sido construído pela própria BMW como um projeto único e exclusivo.”
O projeto de conversão do M4Maloo foi concluído em menos de seis semanas, e o resultado é surpreendente. Embora não seja perfeito, pois a equipe não teve tempo para adicionar os retoques finais, mesmo assim o carro ficou sensacional.
BMW M4
Para quem não conhece o carro, o M4 é uma versão de alto desempenho do BMW Série 4, construído pela BMW M GmbH, a divisão esportiva da BMW. Ele foi redesenhado para ser o modelo coupé e conversível da Série 3, e conta com versões ainda mais potentes como as GTS e CS.
A BMW apresentou oficialmente o projeto do M4 em 16 de agosto de 2013, embora o carro conceito não revelasse seu interior ou detalhes técnicos. Em 25 de setembro de 2013, a BMW anunciou que o M4 seria equipado com o motor S55B30 preparado pela BMW M, com cerca de 430 cavalos de potência.
O novo BMW M4 possui uma variedade de melhorias em relação ao modelo anterior, incluindo uma nova suspensão, sistema de freios e transmissão. Ele também possui uma nova arquitetura de motor, o S58, que é uma evolução do motor S55 utilizado anteriormente. Este motor é capaz de produzir 503 cavalos de potência e 650 Nm de torque. Além disso, o carro tem uma nova estética exterior, com novos faróis, grade dianteira e para-choques redesenhados. O interior também foi atualizado com novos materiais e tecnologias avançadas de infotainment.
Já a versão conversível do novo M4, chamada de M4 Cabrio (designação interna G83), foi introduzida em maio de 2021. Ele tem uma capota de lona dobrável que normalmente abre / fecha em 18 segundos, a velocidades de até 50 km/h. Ele tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, mas pode ser aumentada para 280 km/h com o opcional M Driver’s Package. A aceleração em 0-100 km/h é de 3,6 segundos.
O BMW M4 CSL 2023, lançado recentemente, tem preço sugerido de US$ 140.895 para o mercado norte-americano. O lançamento no Brasil ainda não tem data confirmada.