Não dá pra comprar carro zero sem conferir antes o valor de depreciação. Este é um dos itens mais importantes a serem levados em conta, já que está ligado ao valor de revenda e, consequentemente, ao seu bolso. A Agência Autonforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, divulga o ranking dos carros mais valorizados no mercado. De acordo com o estudo de depreciação, o Honda HR-V foi o carro melhor avaliado em 2017, com apenas 8,8 % de desvalorização em um ano. O SUV japonês garante praticamente o dobro dos 4,5% registrados no período anterior, em 2016.
Outros dezesseis modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda. Além da adição dos segmentos hatch compacto, sedã compacto, SUV compacto e crossover, que aconteceu no ano passado, o ranking passa a contar com picape compacta (onde a Fiat Toro venceu como melhor valor de revenda ) e carro híbrido (com destaque para o Toyota Prius).
A pesquisa considerou 132 modelos zero quilômetro mais vendidos, de 24 marcas. Foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em agosto de 2016 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.
O que interfere?
Assim como no ano passado, o levantamento eliminou carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo.
Joel Leite, fundador e diretor da Agência Autoinforme, diz que a depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-venda, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo de valor de revenda”, completa ele. Confira abaixo quais foram os 10 carros com maior valor de revenda o Brasil.
Honda HR-V – Depreciação de 8,8%.
Jeep Compass – Depreciação de 9,1% .
Chevrolet Onix – Depreciação de 9,2%.
Toyota Corolla – Depreciação de 9,3%.
Volkswagen Up! – Depreciação de 9,3%.
Honda Fit – Depreciação de 9,7%.
Hyundai HB20S – Depreciação de 10,2%.
Honda City – Depreciação de 10,3%.
Toyota Prius – Depreciação de 11,3%.
Volkswagen Saveiro – Depreciação de 11,8%.
Fonte: iG Caros