Os 5 melhores sedãs nacionais

836

Associados à modernidade e tecnologia e, por isso, os melhores carros sedan tornaram-se o sonho de consumo de uma boa parte dos brasileiros. Com algumas características em comum, mas algumas que os diferem dos veículos do tipo hatch, eles estão disponíveis em diversos modelos e preços no país.

Entende-se por sedan um carro com duas fileiras de bancos, com espaço considerável no banco de traseiro, geralmente para três adultos, e um compartimento traseiro para bagagens. Há dois tipos de carroceria nos sedãs: a de dois volumes e meio e a de três volumes. A carroceria dois volumes e meio, ou notchback, é aquela em que teto “desce” até o porta-malas, sem que a tampa do volume traseiro inclua a janela traseira, tornando o veículo aerodinâmico, com menor consumo de combustível. Uma carroceria de três volumes é a mais típica, com três compartimentos separados. Esta configuração é usada mais amplamente no mercado de carros de luxo, mas a desvantagem é que consome mais combustível e emite mais poluente. Por estes motivos, as montadoras passaram a aumentar o ângulo entre a janela traseira e o porta-malas, deixando os sedãs de três volumes mais parecidos com os de dois e meio.

Não é apenas a carroceria que diferencia os carros sedans; o segmento também é dividido entre compacto, médio e grande. Os sedãs compactos são os mais populares e mais baratos; os médios são modelos um pouco maiores, mais completos e com preço um pouco mais elevado; e os grandes são carros importados, com itens de sério de luxo.

FORD KA +

Foto reprodução

O Ford Ka + foi considerado o melhor sedan compacto de 2015. Além disso, seu custo benefício é um dos melhores entre os carros sedans, pois seu motor 1.5 é bem econômico se comparado a outros automóveis da categoria. O Ford Ka + também é um dos mais aceitos entre os consumidores brasileiros, diminuindo a dificuldade na hora da revenda.

Desenvolvido em solo brasileiro para ser o sedan mais vendido da Ford, sua versão mais simples possui ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricas e som. Uma das principais vantagens do Ford Ka + é a sua suspensão, que filtra bem as irregularidades do solo, proporcionando conforto e trazendo uma “pegada” mais esportiva.

TOYOTA COROLLA

Foto reprodução

O Toyota Corolla figura entre os melhores carros sedans do Brasil por ser líder entre os sedans médios e aparecer entre os dez carros mais emplacados do mercado brasileiro desde o ano passado. E não é só isso! A 11º geração do Toyota Corolla possui o título de carro mais vendido da indústria automobilística mundial. No Brasil, ele quer superar seu maior rival, o Honda Civic.

E o que faz o Corolla tão cobiçado? Além de seu design moderno, a nova geração possui as dimensões maiores com mais equipamentos de série e atualizações mecânicas. O que se destaca na nova geração são os cinco airbags de série, desde a versão de entrada, e tela touch screen de 6,1 polegadas com TV digital a partir da versão XEi. O motor é 1.8 para a versão GLi e 2.0 para as versões XEi e Altis, mas a novidade fica por conta do câmbio Multi-Drive que possui tecnologia CVT (com trocas variáveis) que simula sete velocidades.

HONDA CIVIC

Foto reprodução

O Honda Civic também está entre os melhores carros sedan do Brasil, mas possui um conceito bem diferente do rival. O Civic 2016 está mais ousado, imponente e com design inovador que agrada os mais jovens, mas pode fazer os mais conservadores sentirem falta dos três volumes bem definidos, como os típicos sedans. Para se adequar a este novo conceito, o Civic ficou maior e mais largo, porém sua altura foi reduzida sem prejudicar o espaço interno para a cabeça, pois os bancos e pisos foram rebaixados. Sua versão de entrada possui motor 2.0 flex, potente e empolgante.

Uma das principais curiosidades deste sedan é que tudo pode ser controlado pelo volante multifuncional, que traz a tecla de volume como uma tela touchscreen de celular. Além disso, a central é compartilhada por um sistema próprio de navegação e duas câmeras externas, uma na traseira e a outra logo abaixo do retrovisor direito, com a finalidade de eliminar o ponto cego e que auxiliam o condutor em manobras como baliza.

Chevrolet Cruze

Foto reprodução

O Chevrolet Cruze 2018 chegou para mudar o que as pessoas esperam dos carros de hoje. Esse sedan oferece um padrão inédito de sofisticação, tecnologia e segurança, com motor turbo, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego e muitas outras inovações. É o carro perfeito para pessoas como você, que exigem mais e não aceitam menos.

VOLKSWAGEN JETTA 1.4 TSI

Foto reprodução

A maior vantagem fica por conta do motor super potente, com consumo de 11,5 km/l na cidade e 14,7km/l na estrada. Esta versão do VW Jetta 1.4 turbo veio para substituir o obsoleto motor 2.0, mas aceita apenas gasolina.

Apesar disso, o design inovador e ótima suspensão fazem do Jetta 1.4 TSI um dos melhores carros sedans do Brasil. A nova versão possui interior refinado, espaço interno grande e a possibilidade de colocar bancos de couro. Entre os equipamentos de série o VW Jetta vem com ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade e diferencial com bloqueio eletrônico.

Com informações do GuiaAuto

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Google News