A partir de um exemplo de revisão de literatura para TCC é possível a realização dos tipos de planejamento que podem ser executados no momento em que é necessário fazer uma revisão de literatura, uma vez que quaisquer erros que possam acontecer terão impactos em todas as etapas de revisão literária.
Por sua vez, através de um exemplo de revisão de literatura é possível a escrita e o processo de pesquisas científicas que podem exigir uma revisão de literatura pronta. Veja bem, cada uma das etapas de revisão em que os pesquisadores precisam definir e fazer análises de cada uma das publicações científicas sobre o assunto pré-determinado é essencial.
Além de um roteiro muito bem definido, cada temática poderá ser pesquisada, de modo geral, além de ser definida pelos pesquisadores e pelos professores orientadores de cada artigo acadêmico. As revisões de literatura podem ser de três tipos: revisões narrativas, revisões integrativas e revisões sistemáticas. Cada uma delas possui critérios de coleta e análise distintos.
A estrutura de pesquisas científicas deve ser pautada por revisões literárias em que cada um dos estudantes precisa identificar e também buscar por publicações no meio científico sobre o assunto que será o objeto do estudo.
Pois bem, tais temas, de modo geral, podem ser delimitados tanto pelos estudantes bem como pelos professores orientadores que serão responsáveis por auxiliar na pesquisa. Mesmo que para a realização de uma revisão literária seja essencial dominar o conhecimento de textos acadêmicos é imprescindível o emprego de precisa se acostumar a regras tanto de gramática assim como de ortografia.
Tipos de revisão de literatura
É possível definir alguns tipos de revisão de literatura ao separar algumas maneiras de escrita sob a forma de revisão. Por exemplo, por meio de uma revisão crítica de literatura é possível que cada um dos estudantes apresente os resultados embasados em um resumo já feito sem a utilização de critérios ou métodos seguidos.
Ainda assim é de grande relevância ressaltar que os principais objetivos de um projeto de pesquisa consistem em buscar por revisões atualizadas de textos já escritos que devem estar de acordo com as normas da ABNT.
A escrita de um TCC pode levar em consideração vários tipos de modelo de trabalho que já estão prontos e que podem ser de grande auxílio para que os estudantes possam realizar o seu projeto de final de curso:
- A revisão integrativa de literatura é um dos métodos que tem como propósito a síntese dos principais resultados que foram adquiridos durante as pesquisas sobre o assunto ou a problemática escolhida como pressuposto, Esse tipo de revisão pode ser seguido, de modo sistemático, ordenado e bastante abrangente, no momento em que o seu principal intuito está em em um tema inteiro ao procurar demonstrar o que todos os campos do saber estão falando sobre esse tema, de uma maneira mais generalizada.
- A revisão sistemática, é considerada como uma das maneiras que são mais utilizadas para trazer respostas a uma pergunta em específico ao abranger uma problemática mais específica. Por meio desse tipo de revisão, é essencial demonstrar qual é o o foco do projeto e qual é a pergunta específica que esse conteúdo tem como base. Por esse motivo, a revisão sistemática visa contemplar as principais relevâncias no momento em que se trata de cada uma das fontes e quais são as suas origens, tais como os principais artigos científicos ou as fontes com maior confiabilidade. É essencial ressaltar que para realizar uma revisão de caráter sistemático é necessária a presença de ao menos dois pesquisadores, que poderão avaliar os métodos empregados em cada um dos artigos que foram selecionados.