Atualmente, os fãs de pequenos muscle cars precisam se contentar com um espaço reduzido, composto por apenas alguns modelos emblemáticos, como o Ford Mustang, Chevy Camaro, Dodge Charger e Challenger. Entretanto, durante a era de ouro dos muscle cars, havia uma vasta gama de opções disponíveis. Felizmente, ainda é possível reviver a emoção daquela época, resgatando alguns desses modelos clássicos.
A partir do ano modelo de 2024, o mercado de carros ficará ainda mais restrito do que já é. O Ford Mustang S2024 650 assumirá o nicho dos motores a combustão interna, enquanto a versão de produção em série do conceito Dodge Charger Daytona SRT esculpirá o caminho dos carros elétricos Banshee EV, que oferecerá nove níveis de potência e um novo estilo de vida para seus consumidores. Enquanto isso, o Chevrolet Camaro fará uma pausa após a sexta geração e o destino do Challenger ainda está em aberto.
No passado, os mundos dos pôneis e muscle cars eram abundantes em opções. Vamos dar um exemplo de uma infinidade de modelos disponíveis, pois ele serve ao nosso propósito sonhador. Em 1964, a Chrysler Corporation lançou o Plymouth Barracuda de duas portas, ume pequeno muscle car criado para rivalizar com o Ford Mustang, Chevy Camaro e Pontiac Firebird. Embora tenha sobrevivido somente até o final do ano modelo de 1974, em apenas três iterações, conseguiu conquistar uma base de fãs significativa, que persiste até os dias atuais.
Não é surpresa que muitos entusiastas de carros antigos muscle car busquem transformar um clássico ‘Cuda em uma obra-prima restomod. Daniel Benavides, também conhecido como beastmode_d nas redes sociais, é um empreendedor fitness apaixonado por carros, pesos e família – incluindo a variedade Mopar. Ele abraça com todo o coração o processo de transformar um carro abandonado em um belo exemplo de proeza moderna combinada com talento de design vintage. Não é a primeira vez que ele lida com uma montanha-russa de projetos da Mopar, e contou com a ajuda de criadores de conteúdo de carros digitais para concretizar seus sonhos.
Conforme reportagem de Aurel Niculescu do Auto Evolution, no passado, Daniel contou com a ajuda do renomado especialista Emmanuel Brito, também conhecido como personalizatuauto nas redes sociais, para transformar virtualmente um Dodge Charger de 1968 em realidade, apelidado de “Huslr”. Agora, o artista virtual nos leva em uma nova jornada para transformar outro modelo da Mopar em uma obra-prima, um Plymouth Barracuda de terceira geração de 1971. O dono do carro é do Texas, e como é típico da região, o carro também tem um apelido legal – ‘Hell RZR’. Com rodas forjadas Boze Alloys cromadas e freios Wilwood, o ‘Cuda’ modificado, agora vestido de cinza e preto, naturalmente sugere que esteja equipado com um motor V8 Hemi Hellcat sobrealimentado de 6,2 litros debaixo do capô.
Bem, como se vê, essa suposição pode ser precipitada. Observe os lados sutilmente ameaçadores do Plymouth. Não, não as guelras, mas sim o decalque de um elefante furioso. Isso nos faz questionar se esse Barracuda será um muscle car vintage capaz de se igualar ao desempenho do Dodge Challenger SRT Demon 2023 da Dodge, graças ao motor Hellephant de 7.0 litros e 1.000 cavalos de potência. Seria incrível, não é mesmo? No entanto, é importante considerar que essa configuração ambiciosa pode enfrentar atrasos técnicos. Esperamos que o projeto ganhe vida em breve o suficiente para competir em uma batalha de um quarto de milha com os modernos colegas da Mopar e seus rivais – independentemente de serem movidos a ICE ou EV.