Poker Online e NASCAR – Como funciona essa relação

Uma das maiores dificuldades do mundo do poker online é conseguir fazer com que a sua popularidade saia do meio digital e vá também para o meio físico. A internet é uma mídia recente na qual é bastante difícil se estabelecer, devido à alta competitividade, mas em alguns mercados é ainda mais importante se firmar também dentro da mídia tradicional. A mídia tradicional foi por anos dominada pela televisão, pelas rádios, pelos jornais e pelas revistas, a qual é alimentada principalmente pelos patrocínios. Ela perdeu muito do seu poder devido às mídias onlines, mas mesmo assim o mundo do poker quer ser valorizado por ela também. Isso se dá pelo fato do poker ainda estar se firmando como um esporte oficial e não apenas como um jogo de aposta esportiva por isso se vincular com meios tradicionais é uma forma de alcançar esse objetivo. Este é o ponto-chave da relação entre sites de Jogos de poker online e a Nascar. Abaixo vamos explicar mais sobre esse novo modelo de negócios entre as duas indústrias:

NASCAR: uma associação que viu no poker uma oportunidade para crescer e ajudar a cresce-lo

Uma forma de se tornar cada vez mais inserido na sociedade é apoiando esportes relevantes, o que a indústria de poker já faz principalmente com os jogadores de futebol, e mais recentemente a indústria de poker começou a investir na NASCAR, que é a associação nacional de corridas de “stock” cars nos Estados Unidos e em outros países afiliados.

Esta é a associação mais importante dentro dessa modalidade, sendo que realiza mais de 1,500 corridas por ano, ou seja, garantindo uma alta visibilidade para os seus patrocinadores. A NASCAR vem a ser, portanto, uma plataforma importante para a indústria do poker. Um dos maiores campeões do esporte Kurt Bush já circula com emblemas de patrocinadores dentro do poker.

A NASCAR foi escolhida, pois os seus fãs são muito fiéis aos produtos que a organização divulga, o que vai garantir cada vez mais usuários e novos jogadores para os sites de poker online. O valor de um patrocínio desse nível pode variar de 5 a 35 milhões de dólares dependendo do local em que o logo vai ser divulgado. Ou seja, a Nascar viu no poker uma oportunidade para trazer mais investimentos para o esporte e também para ajudar o poker crescer, as duas indústrias ganham com isso.

O patrocínio pelos sites de poker online nos Estados Unidos X na Europa

Quando comparado com a Europa, os Estados Unidos estão mais atrasados no mundo dos patrocínios pelos sites de poker online e isso tem uma razão: a legislação e a regulamentação. Enquanto na Europa há regras bem claras e igualitárias para os países da comunidade europeia, nos Estados Unidos cada estado tem a sua própria lei, o que dificulta o fechamento de contratos.

Diversas empresas do meio de poker já patrocinaram ou patrocinam os diversos times das ligas europeias, o que também seria bastante interessante para os Estados Unidos que busca crescer o futebol no país. Além disso, foi apontado também que um possível acordo será firmado entre uma empresa de poker e a Fórmula 1, mostrando o interesse de entrar cada vez mais no mercado de esportes automotivos.

Mas apesar de estar atrasado, os Estados Unidos estão correndo atrás, a Nascar é um exemplo. Outro é o Super Bowl do ano passado no qual o Caesars Palace em Las Vegas era o cassino oficial do campeonato. Mais uma é a Associação Profissional de Golf que autorizou casas de poker a patrocinarem o esporte.

Quais serão os próximos passos para o futuro

Não dá para negar que tanto o poker como os esportes de motor apresentam várias semelhanças: ambos apresentam uma torcida internacional já que os torneios são espalhados em todo o mundo. São vários os corredores que também jogam poker devido aos fatos das agendas dos campeonatos se cruzarem. Nos anos 2008 e 2009, houve até mesmo um programa de TV chamado Pit Stop Poker Club, no qual celebridades do mundo do poker e pilotos de Fórmula 1 competiam em mesas de poker. Este programa foi bastante famoso na Europa, e com destaque na Itália.  Dois pilotos de rally que fizeram uma transição com sucesso para carreiras promissoras de poker profissionais. O primeiro foi o mexicano Jorge Limon e o segundo foi Peter Barrable, ambos com histórias bastante diferentes, mas que mostram a ligação dos dois esportes. Hoje os dois jogadores são bastante conhecidos.

O mais importante é que as indústrias estão se apoiando de forma a fazer com que o esporte se desenvolva de uma maneira geral. É fundamental se unir para crescer e a indústria de poker online tem se mostrado bastante inteligente para se apoiar em outros esportes. Ambos só têm a ganhar, como também os torcedores e os jogadores de poker amadores. Desenvolvimento é sempre bem-vindo já que com ele todos ganham.