Por que (Onix e HB2) se tornaram os novos queridinhos do Brasil?

61

Nos últimos dois anos Chevrolet Onix e Hyundai HB20 lideram com folga o ranking dos carros mais vendidos do Brasil, em 2016, apesar do mau momento vivido, os dois lideraram com folga, segundo dados da Fenabrave.

Em 2015, o compacto da GM foi o líder de vendas (com 125.931 emplacamentos), desbancando o Fiat Palio, que havia quebrado a hegemonia do VW Gol em 2014. O HB20 nunca deixou de estar na cola desses modelos (110.396 unidades vendidas em 2015).

Mas o que Onix e HB20 têm de tão interessante a ponto de torná-los os novos queridinhos do consumidor brasileiro?

A resposta é simples: os dois se “moldam” ao gosto do consumidor e procuram se manter atualizados, passando aquela sensação de que o carro é sempre novo. Apesar disso, há pontos que podem melhorar.

hb20 rebaixado aro18 02
Foto reprodução

O HB20 é o primeiro carro popular da Hyundai fabricado no Brasil e cujo lançamento ocorreu no dia 12 de setembro de 2012.

O HB20 deu inicio a nova linha HB, que significa “Hyundai Brasil”, que trouxe um crossover compacto chamado HB20X e um sedan chamado HB20S. O modelo entrou no mercado dos hatchs para concorrer com Volkswagen Gol, Fiat Palio, Ford Ka, Peugeot 207, Renault Sandero, Toyota Etios e Chevrolet Onix.

Em 22 de janeiro de 2013 foi lançada a versão crossover chamada de HB20X e em 18 de abril de 2013 foi lançada a variação sedan do modelo batizada de HB20S.

Em 2015, a linha HB20 passa pelo primeiro facelift ganhando nova frente adotando a grade hexagonal primeiro no hatch HB20 e no aventureiro HB20X e depois no sedan HB20S.

O Onix produzido pela Chevrolet; desenvolvido e fabricado pela General Motors do Brasil, também chegou por aqui em 2012, data em que foi apresentado no salão de São Paulo, sendo uma das atrações da Chevrolet, lançado com a missão de substituir o Corsa e o Celta, o Onix é baseado na arquitetura global de veículos pequenos da General Motors, GSV ou GAMMA II.

maxresdefault 2 1
Foto reprodução

É vendido nas versões Joy, LT 1.0 ou 1.4, LTZ 1.4 com Câmbio Manual e Automático, e em sua versão aventureira Activ.

Em 2015, trouxe inovações na central multimídia para manter o condutor mais conectado ao carro, adiciona controles de áudio no volante, volante revestido em couro na versão com câmbio automático, para-choques e maçanetas na cor do veículo a partir da versão LT. Também alcança o posto de veiculo com a menor desvalorização no mercado e com o melhor valor de revenda. Em 2016 recebeu um facelift, ganhando uma nova frente, sistema OnStar e a 2ª geração do sistema MyLink. Em 2017, a motorização foi atualizada visando a economia de combustível.

Apesar da baixa qualificação da Latin NCAP, responsável por avaliar a segurança dos veículos vendidos na América Latina, o Chevrolet Onix segue batendo recorde de vendas no Brasil.

Porque Onix e HB2 desbancaram Gol e Uno e se tornaram os novos queridinhos do Brasil? deixe a sua opinião abaixo!