O Hyundai Veloster é um hatchback cupê compacto desportivo fabricado pela Hyundai. Inspirado no conceito Veloster apresentado em 2007, teve início de vendas previsto para o segundo semestre de 2011. Foi lançado em 10 de janeiro de 2011 no salão do automóvel de Detroit. É considerado um carro conceito de três portas e com teto de vidro. Seu nome é resultado da combinação das palavras “velocity” e “roadster”, formando “Veloster”. A plataforma do carro é baseada na dianteira e rodas do Hyundai Accent e do Hyundai Elantra.
Em Junho de 2012 a Hyundai iniciou a venda do Veloster Turbo nos Estados Unidos. Essa versão contava com o motor 1.6 GDI com injeção direta, oferecendo 204cv (201hp) de potência, além de modificações na parte externa e interna em relação à versão regular.
A versão chegou ao Brasil praticamente na mesma época com motor 1.6 DOHC de 128 cv de potência. A Hyundai tinha como meta entrar com um carro que pretendia mudar o conceito dos hatchs com essa versão coupê de três portas, porém o Veloster acabou sendo um grande fracasso no mercado nacional e quem comprou um 0KM acabou ficando no prejuízo.
Para você ter uma ideia do tamanho do prejuízo de quem comprou um Veloster há cinco anos e mantém o carro até os dias atuais, os parceiros do canal Opinião do Dono resolveram montar um vídeo super explicativo abordando o assunto, confira: