No Brasil, em perfeitas condições um Ford Maverick custa uma verdadeira fortuna, proprietários querem 100, 200 ou até 300 mil reais, já nos EUA as coisas mudam, no último dia 11 de Janeiro, um raro Ford Maverick 1977 foi vendido no site americano Bring a Trailer por US $ 5.400 dólares (28.134 reais) na cotação do dia 21 de Janeiro de 2023.
O Ford Maverick de 1977 de US $ 5.400 dólares apresenta acabamento azul claro e estofos azul médio. É alimentado por um motor 250ci de seis cilindros, combinado com uma transmissão automática de três velocidades. Entre os equipamentos adicionais incluem: extremidade traseira de deslizamento limitado, rodas de 17 polegadas, travões de disco dianteiros, para-choques polidos, volante de três raios, ar condicionado, direção assistida e rádio estéreo Yamaha AM/FM com altifalantes correspondentes.
Foi realizada recentemente uma troca de óleo. O vendedor comprou o carro em 2016, supostamente da família do primeiro proprietário. O carro possui documento do Arizona em nome do vendedor.
Criado pela Ford dos Estados Unidos, o Ford Maverick obteve relativo sucesso em seu país de origem. Além disso, ele foi fabricado no Brasil entre 1973 e 1979, em versões exclusivas com motores de 4, 6 e 8 cilindros. Lá, ele foi lançado com um enfoque comercial diferente do americano, e apesar de não ter obtido grande sucesso de vendas, tornou-se lendário e é hoje cultuado por pessoas de várias idades. Vale mencionar que o desenhista do Maverick foi Tom Tjaarda, também responsável por outros ícones automotivos.
O Ford Maverick é muito desejado no mercado de carros clássicos no Brasil e foi um dos modelos que mais valorizou na década de 2010, junto com a Volkswagen Kombi de primeira geração (1958-1970), também conhecida como Type 1 (Europa) ou Corujinha (Brasil). Sua popularidade como um carro clássico se deve à sua história única de fabricação no país, além de sua aparência e desempenho icônicos. A procura por esses modelos tem crescido cada vez mais, e eles são considerados como peças valiosas para colecionadores e entusiastas de carros antigos.
O carro da reportagem possui o interior estofado em vinil Medium Blue e pano nos assentos, painéis das portas, tapetes e painel de instrumentos. Ele vem equipado com uma tampa do painel de instrumentos, ar condicionado, um aquecedor, um porta-luvas além do rádio AM/FM com altifalantes correspondentes. No entanto, é importante notar que o painel está um pouco desgastado, manchas estão presentes nos assentos, o desgaste é notado no carpete, um botão está faltando na unidade principal e o revestimento de espuma está rachado no porta-malas. Isso pode ser considerado como desgaste absolutamente normal em um carro de mais de 45 anos.
O carro mantém o volante de três raios original juntamente com um velocímetro de 85 mph, bem como medidores de combustível e temperatura. O hodômetro mostra 38k milhas, mas a verdadeira quilometragem é desconhecida. O antigo dono destacou que o velocímetro é impreciso como resultado de uma relação diferencial traseira modificada. Isso significa que a relação de transmissão foi alterada para melhorar o desempenho, mas isso pode afetar a precisão do velocímetro, e a verdadeira quilometragem do carro pode ser diferente do que é mostrado no hodômetro.
O Ford Maverick fabricado no Brasil teve sua produção encerrada em 1979, após 108.106 unidades produzidas. Atualmente, há 7384 carros registrados no Departamento Nacional de Trânsito (Detran) do país. Já nos Estados Unidos, 2.247.227 Mavericks foram vendidos entre 1969 e 1977. O Maverick americano foi um sucesso comercial, enquanto no Brasil, apesar de ter se tornado lendário e cultuado hoje, não teve o mesmo sucesso de vendas na época.
Por lá esse belo e conservado Maverick foi vendido por US $ 5.400 dólares (28.134 reais) e se você aqui no Brasil, na sua opinião quanto iriam querer pelo carro?