A Volkswagen apresentou recentemente o seu mais novo SUV, o Tavendor, que é o décimo nono modelo do gênero lançado pela marca. Com dimensões impressionantes, o Tavendor é o maior SUV da marca e não será vendido no Brasil, ele será exclusivo para o mercado chinês. É importante destacar, no entanto, que apesar de suas grandes proporções, o Tavendor não é o maior SUV já lançado pela Volkswagen.
O Tavendor, novo SUV da Volkswagen, tem dimensões impressionantes: 4,93 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e 1,75 metros de altura. Embora seja 28 centímetros mais curto que a Amarok, ele é 3 centímetros mais largo e 8 centímetros mais baixo. No entanto, quando comparado ao Talagon, o maior SUV já lançado pela Volkswagen, o Tavendor fica bem atrás, já que o Talagon possui 5,15 metros de comprimento, o que o torna um verdadeiro gigante no segmento de SUVs.
Os modelos Tavendor e Talagon foram criados pela Volkswagen devido à parceria da montadora com duas empresas na China: a SAIC, que produz os SUVs Teramont e Teramont X (conhecidos nos Estados Unidos como Atlas e Atlas Cross Sport), e a FAW, responsável pelos modelos Tavendor e Talagon. Cada modelo da Volkswagen na China possui equivalentes nas duas marcas parceiras.
O que é impressionante é que os quatro modelos são construídos com base na plataforma MQB, a mesma utilizada nos modelos menores Taos, Tiguan e Jetta. Além disso, esses modelos maiores também apresentam o mesmo motor 2.0 TSI de quatro cilindros turbo, encontrado em carros mais caros da Volkswagen no Brasil. Especificamente, eles utilizam o ajuste 380 TSI do Jetta GLI, que oferece uma potência de 230 cv e torque de 35,7 kgfm.
O visual do modelo apresenta alguns elementos que lembram o Peugeot 3008 e o 5008, como o detalhe em forma de “bigode” na parte inferior da grade frontal e a extensão dos faróis em direção aos retrovisores. O teto pintado em preto, que é comum nos SUVs da marca francesa, também confere um ar distinto ao Volkswagen. Visto de lado, é possível confundir o Tavendor com o 5008.
O para-choque dianteiro da versão R-Line tem desenho bem parecido com o do Nivus, enquanto os faróis de desenho simples têm um quê de T-Cross. Na traseira, como todo SUV da Volkswagen, são ligadas por uma barra preta. Porém, como o Tavendor é um carro mais caro, há iluminação na peça central.
A cabine do Tavendor é refinada, com uma variedade de materiais macios e couro para dar uma sensação de sofisticação. O volante é semelhante ao do Nivus, assim como o painel de instrumentos, que é totalmente digital. No entanto, o painel fica paralelo à central multimídia, como nos modelos da Mercedes-Benz. O console central é alto e há um contraste entre a pequena alavanca de câmbio e o grande seletor de modo de condução.
Outro elemento interessante é a faixa de luz sutilmente escondida na moldura plástica das portas. Além disso, os bancos possuem couro marrom que cria um belo contraste com o acabamento branco. Apesar de seu tamanho sugerir o contrário, o Volkswagen Tavendor tem capacidade para apenas cinco pessoas, deixando o papel de SUV grande de sete lugares para o Teramont e o Talagon.
De acordo com João Brigato do Auto +, é importante destacar que a Volkswagen não comercializará o Tavendor no Brasil, já que o modelo é exclusivo para o mercado chinês. Isso significa que, dos 19 SUVs produzidos pela marca alemã, apenas três estão disponíveis para venda em nosso país: Nivus, T-Cross e Taos. É possível que o Gol SUV seja lançado a tempo de se tornar o vigésimo modelo, ou que outros veículos sejam lançados na categoria antes disso.