O Tempra Foi lançado no Brasil em janeiro de 1990, em substituição do Fiat Regata. Derivado do Fiat Tipo (que já havia sido lançado na Europa em 1988), o Tempra era um sedã com linhas quase retilíneas, com traseira curta e elevada, que era sua principal característica, típica dos italianos da época. Embora com as mesmas medidas do Tipo na largura (1,695 metro) e no entre-eixos (2,54 metros), era um carro mais longo, com um porta-malas de capacidade para 550 litros.
No ano seguinte, já vinham algumas melhorias de segurança, como barras de proteção lateral, assoalho reforçado e em algumas versões com essas modificações, era lançado o Tempra SW (Station Wagon) com câmbio automático de 4 marchas, e motor de 2.0. Basicamente, considerando-se os anos-modelo, o Tempra foi fabricado na Itália de 1990 a 1997 e no Brasil de 1992 a 1998 (e um modelo 1999), sendo que a exclusiva versão brasileira de duas portas com motor Turbo foi fabricada de 1993 a 1995, e jamais existiu na Europa.
Infelizmente o Tempra nunca recebeu o seu devido valor e apesar de ser um carro supercompleto até mesmo a frente do seu tempo, não caiu na graça dos brasileiros. Nosso parceiro Renato Belotte dirigiu esse carro em mais um vídeo sensacional, confira: