Mundo FixaMundo Fixa
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Mundo FixaMundo Fixa
    Fale Conosco
    • Home
    • Carros Antigos
    • Curiosidades
    • Caminhonetes
    • Máquinas Pesadas
    Mundo FixaMundo Fixa
    Home»Máquinas Pesadas»Terex Titan: 50 anos depois de lançado, caminhão gigante ainda impressiona por brutalidade
    Máquinas Pesadas

    Terex Titan: 50 anos depois de lançado, caminhão gigante ainda impressiona por brutalidade

    Por Gabriel Araújo27 de janeiro de 2023
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn

    Lançado em 1973, o Terex Titan foi um protótipo de caminhão gigante a diesel com capacidade de carga impressionante. Possuía estrutura rígida, três eixos e foi projetado pela Divisão Terex da General Motors e montado na Divisão Diesel da General Motors do Canadá. Foi produzido apenas um exemplar, ele ostentou o título de maior e mais alto caminhão de transporte de maior capacidade do mundo por 25 anos. Após 13 anos em serviço, foi restaurado e hoje está preservado como atração turística em Sparwood, BC, Canadá.

    Terex Titan / Ele foi restaurado e hoje está preservado como atração turística em Sparwood, BC, Canadá. Foto reprodução: GM
    Terex Titan / Ele foi restaurado e hoje está preservado como atração turística em Sparwood, BC, Canadá. Foto reprodução: GM

    O Terex Titan possuía um gerador a diesel de dois tempos que produzia 2.461 kW de corrente alternada para os quatro motores acoplados às oito rodas traseiras. Se fosse utilizado como motor do veículo, a potência bruta teria sido de 3.300 HP, o que o tornaria um trem de força extremamente poderoso. Além disso, a estrutura rígida e o design de três eixos garantiam estabilidade e capacidade de carga excepcional, tornando-o ideal para transporte de cargas pesadas e volumosas.

    O Terex Titan reinou sozinho por 25 anos / Foto reprodução: GM
    O Terex Titan reinou sozinho por 25 anos / Foto reprodução: GM

    Sim, o gerador turbo V16 cilindros inter-resfriado de seis pés cúbicos (10.320 polegadas cúbicas, ou 196 litros) foi o motor responsável por mover a montanha móvel de aço. Além disso, a direção hidráulica nas quatro rodas reduziu significativamente o raio de giro para uma largura quase equivalente a uma grande pista de pouso de aeronaves, com cerca de 100 pés (30 metros).

    Quanto as rodas, o Titan possuía 10 delas, cada uma equipada com pneus 40×57 que precisavam ser trocadas duas vezes por ano, o que era bastante oneroso. Além disso, o custo do motor diesel sozinho era de cerca de US $ 800 mil, o que deve ser considerado alto, principalmente levando em conta que esses são preços de meados dos anos 70. Convertendo para preços atuais, todo o caminhão teria custado cerca de US $ 7 milhões de dólares americanos.

    O tamanho do Terex Titan era assustador / Foto reprodução: GM
    O tamanho do Terex Titan era assustador / Foto reprodução: GM

    O monstro era capaz de transportar até 320 toneladas de terra, rocha, carvão ou areia de petróleo a uma velocidade constante de 48,0 km/h. Quando foi lançado em 1973, era o maior, mais pesado e mais alto transportador de carga útil já construído. Ele manteve esse recorde reconhecido pelo Guinness por um quarto de século. Com 20 metros de largura, 8 metros de comprimento e 7 metros de altura, o T(e)Rex estabeleceu o critério para os caminhões basculantes de transporte pesado de ultraclasse que vieram depois. Com a caixa para cima, atingia uma altura de 17 metros.

    Em 1998, o reinado supremo dos caminhões de maior capacidade foi assumido pela Caterpillar. Em 2013, outro grande nome da indústria, o BelAZ 75710 soviético, reivindicou o título de campeão mundial dos ultra-pesados (na categoria Dump-Truck) com sua carga útil de 450 toneladas e peso bruto total de quase 810 toneladas, o equivalente a cerca de 500 carros familiares.

    Hoje o Terex Titan está preservado como atração turística em Sparwood, BC, Canadá.
    Hoje o Terex Titan está preservado como atração turística em Sparwood, BC, Canadá.

    O Titã teve seu lançamento comercial prejudicado pela crise do petróleo e a preferência pelos veículos híbridos. Além disso, a indústria de mineração não via com bons olhos as despesas operacionais e a confiabilidade questionável do veículo. Apesar disso, durante seus primeiros quatro anos de serviço, o Titã conseguiu transportar cerca de 3,5 milhões de toneladas de terra, o equivalente a 8 viagens por dia.

    O Gigante Terex Titan foi o maior caminhão GM já construído / Foto reprodução
    O Gigante Terex Titan foi o maior caminhão GM já construído / Foto reprodução

    Com o tempo, as coisas melhoraram para o caminhão Terex Titã e, com um tempo médio de atividade de 70% entre 1978 e 1991, ele conseguiu transportar uma quantidade suficiente de terra para construir uma montanha. Apesar disso, o protótipo permaneceu único. Em 1991, foi aposentado e exposto como um monumento público no Titan Park, em Sparwood, Colúmbia Britânica, Canadá. Ele pode ser visto com sua pintura original verde-limão, mas o motor foi removido. Ainda assim, o caminhão mantém sua imponência de quase meio século atrás.

    O Terex Titan foi o primeiro caminhão gigante da história / Foto reprodução
    O Terex Titan foi o primeiro caminhão gigante da história / Foto reprodução Facebook
    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Automóveis, Política, Finanças, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    Posts Recentes

    Guardada por 40 anos, raríssima moto Honda de 500cc é encontrada 0km (19 fotos)

    31 de março de 2023

    7 picapes médias “Robustas e Confiáveis” que os especialistas recomendam

    31 de março de 2023

    Fiat Marea modificado é o carro preferido dos Taxistas em ilha na Itália

    30 de março de 2023
    Siga no Facebook



    Mundo Fixa
    YouTube RSS
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    © 2023 Mundo Fixa. Todos os direitos reservados

    Digite e aperte Enter para pesquisar. E Esc para cancelar.