Apesar do Toyota Corolla ser um dos carros mais respeitados do mundo, no momento o foco da Toyota está voltado para o Land Cruiser, o sucessor moderno do nosso lendário Jipe Bandeirante. Na Austrália, alguns “rapazes” pegaram um Land Cruiser antigo e sem condições de circular em estradas de 1978 e o transformaram em um veículo elétrico e navegável para quebrar alguns recordes subaquáticos atravessando o Porto de Darwin – debaixo d’água! E nos Estados Unidos, é claro, o Land Cruiser 2024 foi recentemente apresentado ao público e recebeu aclamação crítica.
Não deve ser confundido com o Toyota Land Cruiser J300 apresentado há dois anos para outras regiões, o Land Cruiser 2024 baseado no J250 é um orgulhoso irmão do Lexus GX 550 de 2024 – embora possa ter um preço potencialmente mais baixo e inspirado em designs vintage. Mas, por mais icônica que essa placa de identificação seja, há outro modelo da Toyota que a supera em muito em termos de vendas.
Agora voltando ao tema do post, vamos falar sobre a série “eterna” de carros compactos Corolla. Lançada inicialmente em 1966, essa placa de identificação logo se tornou o carro mais vendido do mundo e permaneceu no topo das vendas desde então. Com mais de 50 milhões de unidades vendidas em doze gerações desde 2021, é seguro dizer que este é um modelo para os livros de história automotiva.
E embora a maioria das montadoras evite se envolver com carros de passeio nos dias de hoje, a Toyota tratou sua última geração, a E210, do Corolla com admiração desde 2018, oferecendo-o como hatchback, perua de cinco portas e sedã em mercados como o brasileiro. Nos Estados Unidos, apenas o hatchback e o sedã estão disponíveis, mas mesmo lá, a montadora japonesa não os relega a um papel secundário.
Portanto, além dos sedãs Corolla e Corolla Hybrid, além dos modelos Corolla Hatchback e GR Corolla, também há a nova edição 2024 GR Corolla Circuit Edition e a família 2024 Corolla Nightshade chegando às concessionárias de todo o mundo. Naturalmente, algumas pessoas adorariam ver a próxima geração antes do tempo.
Bem, no momento, isso só é possível no reino imaginário dos criadores de conteúdo automotivo digital. Por exemplo, os excelentes rapazes por trás do canal RMD CAR no YouTube têm as informações mais recentes combinadas com suas representações CGI não oficiais dos novos modelos, e o mestre residente dos pixels sonhou com um Corolla GR 2025 animado como parte da décima terceira geração.
Estranhamente, alguns elementos parecem um pouco exagerados. Primeiro, temos certeza de que a Toyota não lançará a versão mais potente no início do processo para a próxima geração. Em segundo lugar, o Corolla GR representado parece mais um sedan hatchback do que um hatchback ou um sedã tradicional, já que foi parcialmente inspirado no “Hybrid Reborn” do Prius. E, em terceiro lugar, esse estilo parece ter sido desenvolvido com a ajuda de ferramentas de IA, dada a presença de imperfeições.
Infelizmente, nenhuma explicação foi dada para essas escolhas estranhas. Portanto, encare isso com uma boa dose de suspeita, já que nada ainda é oficial da Toyota. Além disso, nos perguntamos se a empresa estará com pressa para mudar de geração para a placa de identificação Corolla, especialmente quando estão apenas começando a apresentar as novidades do modelo 2024 Nightshade e da edição Corolla Circuit GR na América.