Turbo Diesel 2.0 : Conheça a versão do Toyota Corolla que nunca chegou ao Brasil

276

Lançado em 1966, o Toyota Corolla vendeu mais de 50 milhões de automóveis desde seu lançamento e se transformou em um dos carros mais bem sucedidos de todos os tempos.

co6
Hein Strauss on Cars

Entre as várias versões do lendário carro da Toyota, a Turbo Diesel 2.0 que apesar de ter sido comercializado em países vizinhos como o Uruguai nunca chegou ao Brasil. O Corrolla 2009 a diesel vinha com motor 2.0 TD, 90 de Torque, câmbio manual de 6 velocidades e alcançava velocidade máxima de 240 km/h, fazendo de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos.

co2
Hein Strauss on Cars

Infelizmente desde 1976, após a portaria 346 do Ministério da Industria e Comércio não é permitido a comercialização de carros pequenos movidos a diesel no Brasil, uma lei totalmente ultrapassada que só fazia sentido lá nos anos 70, época em que 78% do petróleo era importado e os preços subiam constantemente por pressão da Opep, na época a norma surgiu para garantir que não faltasse diesel para caminhões, geradores que forneciam energia para pequenas cidades e vilas e máquinas agrícolas, já a falta de gasolina seria amenizada com o etanol e começava a ganhar força no país.

co3
Toyota Corolla à Diesel no Uruguai

Infelizmente a lei continua até os dias atuais e somos praticamente o único país do mundo com esse tipo de exigência absurda, na Europa e demais países, veículos a diesel são extremamente comuns. No caso do Corrolla a diesel o consumo chega a ser 30% inferior ao da gasolina.

co4
Foto reprodução

Conheça abaixo uma versão sensacional do Corolla a diesel que se estivesse disponível no Brasil com certeza você iria querer tê-lo na garagem: