Durante muitos anos, a Toyota Hilux dominou o segmento de pickups médias, mas com o surgimento de novas concorrentes, o mercado está começando a mudar. Uma das potenciais rivais será a nova pickup média da Fiat que chega para preencher uma grande lacuna na linha da fabricante italiana. Atualmente, a Strada lidera o segmento das picapes compactas, enquanto a Toro é líder em sua categoria, superando até mesmo algumas picapes maiores. No entanto, se um cliente deseja uma picape maior, ele precisa escolher uma marca concorrente ou optar pela mais cara Ram 1500,. Com a chegada da picape média da Fiat, esse problema será resolvido. Isso oferecerá aos clientes uma opção atraente e acessível em comparação com as opções disponíveis atualmente no mercado.
Alguns críticos podem afirmar que a nova pickup média da Fiat é simplesmente uma picape Peugeot com o emblema Fiat. Embora tecnicamente isso seja verdade, a verdade é que a Fiat Landtrek será uma ótima picape e terá uma versão mais sofisticada do que a original. A marca francesa desenvolveu a Landtrek em parceria com a fabricante chinesa Changan e havia confirmado seu lançamento no Brasil. No entanto, com a fusão da Fiat-Chrysler, que formou a Stellantis, os planos foram alterados. A picape foi uma das mudanças, e a empresa confirmou que a Fiat lançará a picape no país. Atualmente, ela está em fase de testes para se adaptar à realidade local.
Originalmente, como modelo Peugeot, a picape seria equipada com o tradicional motor 2.0 BlueHDI. No entanto, de acordo com fontes confiáveis, a versão Fiat contará com uma nova unidade de potência com maior capacidade cúbica.
Até que o nome oficial seja divulgado, a nova picape da Fiat será conhecida como Fiat Landtrek. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2023. A picape média inédita da marca italiana será vendida em versões básicas com câmbio manual e em opções mais sofisticadas com transmissão automática.
Independentemente do tipo de câmbio escolhido, a pickup Fiat “Landtrek” virá equipada com tração 4×4 com reduzida, chassi para suportar até uma tonelada e capacidade de reboque de trailers de até 3,5 toneladas.
Entre os itens de série que virão na versão topo de linha da Fiat “Landtrek”, estarão uma central multimídia de 10 polegadas com câmera de 360°, sistema Keyless, rodas de 18 polegadas, acabamento cromado, barras de teto, estribos laterais, faróis em LED e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Na versão topo de linha, a picape terá alerta de saída de faixa, controle de estabilidade, tração, assistente de partida em rampa e controle estabilidade para reboque.
A Fiat Landtrek segue as mesmas medidas da versão chinesa, medindo 5,33 metros de comprimento, 1,93 metros de largura, 1,87 metros de altura e 3,18 metros de entre-eixos. Com 29° de ângulo de entrada e 27° de saída, além de uma inclinação lateral máxima de 42°, a picape tem capacidade para enfrentar regiões alagadas com até 60 centímetros de profundidade.
Uma das características diferenciadas da caçamba da pickup é seu tamanho, com 1,22 metros de largura entre as caixas de roda e medidas de 1,60 metros próximas à tampa da caçamba. O comprimento do vão de carga é de 1,63 metros.
Independente de qualquer coisa, a nova pickup Fiat Landtrek tem sido vista como uma forte concorrente para as picapes médias já estabelecidas no mercado brasileiro, como a Toyota Hilux, Chevrolet S10, L200 e Ford Ranger, especialmente por seu preço que deve ser bem competitivo e alto custo-benefício.