A Hyundai já nos presenteou com um olhar sobre o design interior e exterior do novo Santa Fe 2024, exibindo linhas angulares bastante reminiscentes do Defender, luzes diurnas com padrão em forma de H e uma traseira incomum em uma galeria no mês passado.
No entanto, naquela ocasião, ela não revelou nenhum dos fatos concretos que poderiam ajudar a entender como ele se compara com sua concorrência. A Hyundai corrigiu isso hoje, fornecendo todas as dimensões, capacidades e especificações do motor que um aficionado por números poderia desejar, além de nos provocar com uma variante de aparência robusta chamada XRT, que ela afirma ser apenas um conceito, mas que suspeitamos que possa estar indicando uma possível adição futura à linha.
Então, vamos dar uma olhada em algumas dessas especificações. O Santa Fe 2024 tem uma distância entre eixos de 2.815 mm, 1,9 polegadas (48 mm) mais longa do que antes, e o comprimento total aumentou 1,8 polegadas (46 mm) para 4.830 mm. A largura é a mesma, com 1.900 mm, mas a altura do novo SUV em relação ao solo é de 1.720 mm, o que significa que este Santa Fe é 10 mm mais alto que o anterior.
Mais espaço, mais equipamentos
A pegada maior permitiu à Hyundai fazer algumas mudanças significativas dentro do Santa Fe, ou seja, proporcionar ganhos úteis no espaço interior e adicionar uma terceira fileira de assentos na versão dos EUA. Uma pequena terceira fileira estava disponível anteriormente em outros países, mas a Hyundai retirou essa opção de seu catálogo americano alguns anos atrás. O volume do porta-malas também melhorou em 91 litros, totalizando 725 litros.
Os “Assentos de Relaxamento” do fabricante, que têm o objetivo de simular a sensação de estar sem peso e que já foram vistos no Ioniq 5, estão presentes, e nos SUVs configurados com seis lugares, as cadeiras da segunda fileira também podem ser ajustadas eletricamente para um modo de relaxamento. Também existem várias características úteis, como uma bandeja de carregamento sem fio para dois celulares, uma bandeja de armazenamento na consola que abre de duas maneiras para que possa ser acessada tanto pelos passageiros da frente quanto pelos de trás, e até uma Bandeja de Esterilização UV-C no porta-luvas para limpar telefones e carteiras.
Potência híbrida opcional
Quanto ao que está sob o capô, isso depende de onde você está. Compradores na Coreia e na América do Norte podem escolher entre um motor turbo de 2.5 litros que gera 277 cv e 422 Nm ou um híbrido turbo de 1.6 litros que entrega 178 cv e 264 Nm. O motor de 2.5 litros atinge 100 km/h em 8.0 segundos, enquanto o híbrido requer 9.5 segundos.
Os europeus podem optar pelo mesmo híbrido de 1.6 litros para o Santa Fe, ou escolher um PHEV de 1.6 litros que gera 158 cv e o mesmo torque do híbrido regular, e atinge 100 km/h em 9.1 segundos. E em alguns mercados, há até um 2.5 aspirado que produz 191 cv, o que não soa tão ruim, embora seu tempo de 0 a 100 km/h de 11.5 segundos definitivamente o seja.
Conceito XRT sugere mais por vir
No geral, o Santa Fe 2024 parece ser um pacote forte, mas não saberemos o quão forte até que a Hyundai revele os preços, que provavelmente começarão um pouco acima de $30,000. Mas uma versão do Santa Fe que não estará disponível para compra quando os SUVs chegarem às concessionárias coreanas em agosto, e à América do Norte e Europa na primeira metade de 2024, é a robusta XRT que a Hyundai revelou hoje na forma de conceito.
Apresentando uma altura elevada, pneus BF Goodrich all-terrain, ângulos de aproximação e saída voltados para trilhas, além de acessórios como um rack de teto, caixas de carga e uma escada traseira, a XRT (mostrada abaixo) é claramente influenciada pelo que a Land Rover oferece no novo Defender. A Hyundai afirma que atualmente não há planos de transformar o conceito em um veículo de produção, mas com o retorno do Toyota Land Cruiser despertando interesse por off-roaders robustos nos EUA, temos bastante confiança de que a Hyundai oferecerá algo semelhante em breve. (Com informações do CarsCoops)