Início Curiosidades Veja porque é ruim usar pneus de duas marcas diferentes

Veja porque é ruim usar pneus de duas marcas diferentes

Quando você precisar comprar pneus para o seu carro, lembre-se de buscar sempre o modelo perfeito para o seu automóvel, muitas lojas contam com boas promoções de pneus. Mas antes, verifique no manual do proprietário qual o modelo original do automóvel, pois ele costuma ser a melhor opção.

Opte por comprar um jogo inteiro do mesmo modelo para manter a estabilidade do veículo. No entanto, sempre escolha produtos que sejam da mesma medida e velocidade que estão listadas no mesmo manual do seu carro.

Caso realmente precise comprar modelos diferentes de pneus, compre no mínimo duas peças para colocar no mesmo eixo, mantendo a opção com maior aderência na traseira do carro. Caso contrário, acaba por desequilibrar o conjunto, influindo no comportamento e na dirigibilidade.

Dito isso, descubra nas próximas linhas porque é ruim usar pneus de duas marcas diferentes no mesmo eixo.

Compromete a estabilidade do veículo

Utilizar pneus diferentes entre si no eixo dianteiro ou no eixo traseiro pode acarretar problemas como a perda de estabilidade do veículo. E por que isso ocorre? Porque os pneus que estão em cada um dos eixos funcionam de forma conjunta.

Por exemplo, se você usar um pneu Bridgestone e um Pirelli no mesmo eixo, eles irão se comportar de forma diferente, de acordo com suas características. Isso significa que não irão responder com precisão os comandos do veículo.

Compromete a aderência

Utilizar modelos diferentes é prejudicial também, pois cada tipo de pneu possui características diferentes. Isso significa que os desenhos da banda de rodagem não serão iguais, que os índices de aderência são diferentes e que eles não se comportam da mesma forma.

Menor controle do veículo em curvas

O eixo traseiro é o mais responsável pela estabilidade do veículo em comparação com o dianteiro. Por isso, usar pneus de duas marcas diferentes aumenta a tendência do veículo sair de traseira quando você entra em uma curva numa velocidade alta. No momento que você desacelera o veículo, há uma tendência da traseira virar para o outro lado e o carro se perder.

 

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Sair da versão mobile