Você sabe para que serve esses pontos pretos nos vidros dos carros?

Existem milhares de coisas do nosso dia-a-dia que nós nem fazemos ideia para que servem. Exemplos disso estão na nossa matéria com as 10 coisas que você conhece mas nem imaginava para que servem. Bom, certamente vocês já devem ter visto aquelas bolinhas pretas presentes nos vidros de milhares de carros e ônibus.

Mas se você acha que são só por causa de estética, caros amigos, saibam que vocês estão redondamente enganados. Eles tem uma função importante para a nossa segurança. A empresa Pilkington, fabricante de vidros para indústria automobilística foi quem inventou essas bolinhas. As mesmas são feitas de cerâmica e chamadas de “frit” (frita no português) e acreditem, é impossível retirá-las do vidro do seu carro. Mas afinal, qual a função dessas curiosas bolinhas pretas?

Foto reprodução

Na verdade, a frita tem 3 funções. O primeiro é impedir que os raios ultravioleta danifiquem o selante do vidro. Tal selante é o que fixa e isola o vidro no carro e garante que não a água não escorra para dentro. Sem eles, as chances de um vidro se soltar aumenta quando os carros pegam muita velocidade. Por isso é importante para a segurança dos passageiros.

Foto reprodução

A frita começou a ser usada ainda nos anos 50. Primeiramente, os fabricantes de automóveis usavam juntas de cromo para evitar a vibração do vidro. No final dos anos 50, os fabricantes começaram a usar adesivos, mas perceberam que faltava algo para proteger melhor as janelas dos carros. Bom, a solução que eles arrumaram foi essa, a frita.

Foto reprodução

Mas e você, tinha ideia para que servia essas bolinhas pretas dos vidros do carro? Também achava que era por pura estética? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui em baixo!

Fontes: Gizmodo, Super Curioso e Mirror