VW do Brasil lançará mais um SUV global (10 fotos)

O time de desenvolvimento da Volkswagen no Brasil tem muito o que comemorar. Depois do sucesso que a picape Tarok fez na Europa e também do futuro T-Sport, SUV com estilo cupê baseado no Polo, que inclusive também será produzido na Espanha, o time brasileiro já trabalha em mais um produto global. A marca confirmou a existência de mais um SUV, que será apresentado após o T-Sport, mas antes da Tarok.

Foto reprodução

Este novo SUV foi confirmado por Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América do Sul, durante entrevista concedida a jornalistas brasileiras no Salão de Frankfurt (Alemanha). Reportagem de Motor1.com tentou extrair mais detalhes do até então inédito modelo, mas o executivo fugiu de todas as perguntas sobre ele, indicando apenas que será um crossover. Di Si também destacou que que será o segundo lançamento entre os três carros desenvolvidos no Brasil e que será produzido em outros lugares do mundo. Outra informação adiantada por chefão da Volkswagen é o fato do carro ser bem agressivo em termos de design.

Versão cupê do Tarek ou SUV compacto do tamanho do Polo?

O tamanho e posicionamento dentro da gama Volkswagen é mantido sigilo, mas existem duas possibilidades mais fortes. A primeira foi levantada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), quando anunciaram o acordo para investimentos na fábrica da VW na cidade. Segundo o Sindmetau, o complexo irá produzir de forma exclusiva um novo carro da marca chamado internamente de “VWA0SUV”. Como o T-Sport já tem fabricação confirmada para São Bernardo do Campo (SP), este modelo seria mais um crossover. De acordo com o jornalista Fernando Calmon, será mais um modelo com plataforma do Polo, mas menor do que os demais crossovers da fabricante.

Vale lembrar que o T-Cross na Europa é menor que o nosso e eles também terão o T-Sport. Por outro lado, há tempos circula um rumor sobre o T-Track, modelo que seria o crossover de entrada da Volkswagen. A revista alemã AutoBild publicou há um tempo que ele seria uma nova forma do Taigun, SUV baseado no Up! que foi apresentado em 2012 e descartado por ser muito pequeno.

Outra possibilidade, mas um pouco mais remota é que seja mais um SUV-cupê, desta vez posicionado no segmento médio e baseado no futuro Tarek. Isso abriria a chance de ser produzido também em Córdoba (Argentina), o que ajudaria o complexo a reduzir sua capacidade ociosa. Neste caso, essa possibilidade conflita com a informação do acordo fechado com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. Outro fato que deixa essa alternativa mais fria é justamente uma fala de Di Si onde afirma que a Volkswagen não irá atrás de nenhum modelo acima do Tiguan, pois teria um volume muito baixo de vendas.

Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução
Foto reprodução

Fonte: Motor1