VW “Kombi Corujinha” vai parar nos EUA e recebe oferta de mais de R$ 300 mil

136

A primeira geração da Volkswagen Kombi, conhecida no Brasil por “Corujinha” é, sem dúvida, o carro mais bem sucedido que a Volkswagen já fez, pelo menos nos EUA. O ônibus hippie não era apenas um veículo; era uma filosofia, uma instituição, se preferir.

Se eles não parecem tão raros hoje nos EUA, é porque a Kombi em sua forma T1 continuou a ser construída no Brasil muito depois que a produção da Europa e dos EUA parou. Muitas Kombis brasileiras são importados para os EUA todos os dias, muitas vezes após uma conversão para fazê-los parecer com o raro modelo Samba. Já vimos muitss dessas Kombis brasileiras imitadas nos EUA, mas este exemplar da reportagem é o primeiro modelo Samba original que encontramos em muito tempo.

Bring a Trailer

Esta Kombi Sunroof Deluxe de 1965 que foi levada para os Estados Unidos, foi adquirido pelo proprietário em 2012 e completamente reconstruído a partir de 2020 como parte de um projeto pessoal. Reconstruído não é uma figura de linguagem neste caso. O corpo do Samba foi despido para metal nu, seguido de reparos de ferrugem e substituição de chapas metálicas. A repintação foi feita em vermelho de fábrica e bege, e o reestofamento do interior seguiu as especificações da fábrica.

A maioria dos componentes funcionais foram substituídos ou atualizados, então este é tanto um carro diário como um carro de exposição. Depois de olhar com cuidado para todas as mais de 300 fotos na galeria original em Bring a Trailer, devemos dizer que estamos totalmente impressionados. Esta Kombi Corujinha parece melhor do que nova, um verdadeiro banquete de olhos em todo lugar que você olha. O trabalho de restauração conseguiu mantê-lo autêntico, sem aparelhos fora do lugar. E ainda assim, é tão moderno quanto pode ser sem estragar a miragem.

Só para você ter uma ideia do nível de detalhes desta restauração, note que os quadros personalizados do assento foram fabricados seguindo os originais. O estéreo é uma unidade Retrosound que se parece com o rádio original e alimenta quatro alto-falantes de pós-venda. Estas são as únicas partes que não se parecem com 1965. Felizmente, eles estão no porta-malas. O arranjo de assentos acomoda sete passageiros, e todos os assentos são equipados com cintos de segurança.

O sistema elétrico foi convertido em 12 volts dos 6 volts originais, e os sistemas de suspensão, frenagem e direção foram atualizados para padrões modernos. Por exemplo, há freios a disco nas rodas dianteiras agora, proporcionando uma potência de parada decente. Todas as linhas de freio e o cilindro mestre são novos, assim como os componentes de suspensão. A caixa de direção ZF também foi recondicionada.

Mas a atualização mais significativa está no compartimento do motor, onde um motor de caixa Scat DP de 1,9 litros foi instalado em vez da antiga usina. As válvulas foram ajustadas, e o óleo foi trocado na preparação para a venda. Um carro manual de quatro velocidades do Rancho Performance construído em Scat fica entre o motor e as rodas traseiras.

O motor original ainda está disponível e é oferecido junto com a Kombi para quem vencer o leilão em Bring a Trailer. O Volkswagen Sunroof Deluxe 21-Window de 1965 é vendido com 80 páginas de recibos, fotografias de restauração e até um Certificado de Autenticação da Volkswagen Classic Parts. A Kombi iniciou uma guerra de licitações, com a maior oferta de US$ 60 mil (Mais de 300 mil reais) recebida quatro dias antes do leilão fechar.

Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer
Bring a Trailer

Fonte AutoEvolution

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Google News