7 motivos loucos e divertidos para você ter um Marea Turbo

Marea foi um automóvel fabricado pela Fiat entre 1996 e 2008. Era oferecido nas versões sedan e perua (Weekend).

Após a sucessão do Fiat Tipo pelos Fiat Brava e Bravo em 1995, na Europa, a Fiat desenvolveu um sedan para substituir o Tempra, derivado do Tipo. Assim, em 1996 foi apresentado o Fiat Marea, nas versões sedan e perua.

Oferecido com diversas opções de motores Diesel e Otto (gasolina), desde o 1.2L I4 8V até o 2.0L I5 20V Turbo. O nome veio da expressão italiana Marea, que em português significa maré(de oceanos).

Lançado no Brasil em 1998 para substituir o Tempra, o Fiat Marea brasileiro era basicamente igual ao modelo europeu, salvo pela ausência das versões a diesel, devido à proibição do uso deste combustível em automóveis de passeio e da simplificação das opções à gasolina existentes. As primeiras unidades da Marea Weekend vendidas no Brasil em 1998 foram fabricadas na Itália, enquanto o sedã já era fabricado na fábrica da Fiat em Betim, MG. No entanto, toda a gama de propulsores do modelo era importada da Itália e montada no Brasil. Por quase uma década, o Marea atuou no segmento de médios pela Fiat, tanto os segmentos premium quanto o de entrada da categoria.

Em 2006 as versões ELX, HLX e Turbo deixaram a linha de produção, extinguindo os propulsores 1.8L, 2.4L e 2.0L Turbo; restando apenas a opção pela versão SX 1.6L. Com vendas em queda e tecnologicamente defasado diante dos concorrentes, o Marea foi aposentado em 2007, dando lugar ao Fiat Linea, um sedan derivado do Fiat Punto.

Para homenagear esse carro épico, os parceiros irreverentes do Canal Biela Torta listaram 7 motivos para você ter uma Fiat Marea Turbo, confira abaixo: