A Mercedes-Benz iniciou sua história de produtora de veículos comerciais no Brasil em 1956. O primeiro caminhão fabricado no Brasil foi o L 312 (com carga útil de 5 a 6 t), que ficou conhecido como Torpedo, devido à forma característica do cofre do motor. Mas foi o L 1113, lançado no início dos anos 1970, o caminhão mais vendido da história do Brasil, com mais de 200 mil unidades. O L 1113 foi produzido de 1969 a 1987 e segundo dados do Denatran, aproximadamente 184 mil caminhões desse modelo ainda podem estar rodando pelo Brasil.
Mesmo com toda essa história, como o caminhão era muito bom no trabalho, hoje em dia é difícil encontrar um que esteja bem conservado e original de fábrica. Mas que tal encontrar um Mercedes-Benz 1113 1983 com apenas 1280 quilômetros rodados e completamente original?
Pois o site de negociação de veículos raros Reginaldo de Campinas (www.reginaldodecampinas.com.br) descobriu o caminhão em uma serraria de Matão-SP, que faliu em 1983, logo após a compra do caminhão. A quilometragem que ele tem no hodômetro foi feita da fábrica, em São Bernardo do Campo-SP, até uma revenda no Paraná, e depois até a serraria, na cidade de Matão-SP.
Basicamente, a única coisa que precisou ser feita para o caminhão voltar a vida foi uma lavagem completa e troca de óleo e filtros.
O modelo não está a venda e não há informações sobre o atual proprietário. (Fontes: Blog do Caminhoneiro e Giro dos Motores)