Produzido entre 1960 e 2016 o Ford Falcon UTE fez um tremendo sucesso lá fora. Feito especialmente para o exigente mercado interno australiano, a subsidiária local da Ford decidiu expandir a oferta de primeira geração do Falcon com uma imponente picape. O carro combinava o conceito de um carro de passeio com uma picape com considerável capacidade de carga.
A segunda geração do Falcon Ute foi apresentada em paralelo com a variante sedã e station wagon em 1966. O carro passou por importantes mudanças, ganhando uma aparência mais robusta, uma cabine de passageiros maior e, ao mesmo tempo, um compartimento de transporte mais espaçoso.
O Ford Falcon Ute III foi apresentado pela primeira vez em 1972, assim como as versões sedã e station wagon, a terceira geração do Falcon Ute foi desenvolvida de forma independente pela filial australiana da Ford pela primeira vez na história do modelo. Em comparação com seu antecessor, o carro tornou-se maior e mais espaçoso, oferecendo maior capacidade de carga.
Já o Ford Falcon Ute IV foi apresentado pela primeira vez em 1979, o novo Ford Falcon Ute de quarta geração foi apresentado em paralelo com a variante station wagon e sedan no início de 1979. O carro sofreu mudanças minuciosas na silhueta, ganhando uma silhueta menos massiva e angular referente a modelos europeus da Ford.
O Falcon Ute IV foi produzido por 20 anos até 1999, em paralelo com a quinta geração falcon sedan e station wagon e até mesmo por um ano em paralelo com a sexta geração, foi a geração mais longa produzida do cupê-utilitário na história deste modelo.
O Ford Falcon Ute V foi apresentado pela primeira vez em 1999, seis meses após a apresentação do novo Ford Falcon de sexta geração nas versões sedã e station wagon, a filial australiana da Ford finalmente decidiu apresentar em junho de 1999 a primeira nova geração do Falcon Ute em 20 anos. O carro foi criado com base no Falcon atual, adaptando-se a partir dele a aparência da parte dianteira e do compartimento do passageiro. A quinta geração do Falcon Ute tornou-se mais longa e espaçosa, e também foi expandida pela primeira vez com uma versão box.
O Ford Falcon Ute VI foi apresentado pela primeira vez em 2008, sexta e última geração, o carro ganhou uma silhueta modernizada, mais arredondada, com uma direção evolutiva simultânea de mudanças nas proporções.
Durante os oito anos de presença no mercado da sexta geração do Falcon Ute, o carro passou por duas modernizações. A primeira, pequena, ocorreu em novembro de 2011 e consistia no aparecimento de uma maior entrada de ar no para-choques. O segundo facelift muito maior foi realizado em meados de 2014. Como acontece com o clássico Falcon VII, há um cinto frontal completamente novo com faróis estreitos e longitudinais e uma grande entrada de ar.
Conforme anunciado em maio de 2013, em 2016 todas as fábricas da Ford na Austrália foram fechadas. A última peça de Falcon Ute passou pela linha de produção em julho de 2016, 3 meses antes do último exemplar do clássico Falcon ser produzido, isso encerrou a história de 92 anos do escritório de design australiano da Ford – a partir de agora, todos os modelos chegam através importações. O último Falcon Ute foi vendido em outubro de 2017, um carro lendário na Austrália que poderia ter feito muito sucesso também no Brasil.