O carro que pode ser conduzido por quem não tem CNH

497

O Microlino é um simpático modelo elétrico que claramente se inspirou no antigo Isetta (ou Romi-Isetta no Brasil), e que já está disponível para venda em diversos países da Europa. Fabricado pela Micro, a empresa apresentou recentemente uma nova versão do Microlino no Salão de Paris do ano passado, conhecida como Microlino Lite, que possui algumas características distintas e dispensa até mesmo o uso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Microlino Spiaggina [Foto divulgação]
Microlino  [Foto divulgação]
Na Europa, existe uma classe específica de veículos chamada L6e, que engloba quadrículos leves e não exige a posse de uma habilitação para conduzi-los. É nessa categoria que o Microlino Lite se enquadra, sendo uma versão mais simplificada Além disso, esse microcarro tem uma potência reduzida, alcançando no máximo 45 km/h.

Graças a essas características, o Microlino Lite se torna elegível para a classe L6e de veículos, permitindo que seus condutores não necessitem de uma CNH para dirigi-lo na Europa. Essa proposta é interessante, pois remete ao passado do Romi-Isetta brasileiro, que enfrentou problemas burocráticos em seus primeiros anos.

Microlino Spiaggina [Foto divulgação]
Microlino  [Foto divulgação]
Microlino Lite é uma variante que se destina a clientes mais jovens e em breve entrará em produção. Ele se diferencia da “irmã mais velha” Microlino por algumas especificidades estéticas, como a inserção em preto brilhante em vez da luz LED dianteira e traseira, o para-choque dianteiro preto e o novo esquema de cores.

O Romi-Isetta foi o primeiro veículo fabricado no Brasil, porém, na época, a legislação exigia que um carro só fosse classificado como automóvel se possuísse duas portas. Como o Romi-Isetta tinha apenas uma porta, ele ficava fora das regulamentações, levando a DKW-Vemag Universal Perua (posteriormente chamada de Vemaguet) a ser considerada o primeiro carro fabricado nacionalmente, pelo menos de acordo com a lei.

Microlino Spiaggina [Foto divulgação]
Microlino [Foto divulgação]

Dessa forma, mesmo quase 70 anos depois, ainda é difícil determinar se o Isetta original ou o Microlino são automóveis propriamente ditos ou apenas quadrículos modificados. O que é inegável é que ambos são extremamente charmosos e excelentes para circular nas estreitas ruas europeias.

Deixando as polêmicas de lado, a Micro está empenhada em oferecer diversas opções para o seu pequeno modelo. Além da versão 2.0, que já está disponível no mercado, e do Microlino Lite, a empresa apresentou no Salão de Paris o Microlino Spiaggina, que por enquanto é apenas um protótipo, mas tem como objetivo lançar uma versão de produção em série com esse estilo. O diferencial desse modelo é o teto de lona removível, um interior resistente à água e um piso feito de madeira. Além disso, a carroceria é pintada em um tom de azul que combina com os detalhes internos e com o centro das rodas, conferindo ao veículo um visual único e marcante.

Polêmicas à parte, o fato é que a Micro está trabalhando para que o seu pequeno modelo tenha diversas opções. Microlino [divulgação]

A cabine do carrinho oferece espaço para dois passageiros lado a lado e um porta-malas de 230 litros. Disponível em 10 cores de carroceria, com interiores que podem ser personalizados com diferentes detalhes. Do ponto de vista técnico, a Microlino pode contar com uma estrutura monocoque em aço e alumínio, e com painéis de alumínio e carroceria de aço.

O Microlino é um simpático modelo elétrico que claramente se inspirou no antigo Isetta (ou Romi-Isetta no Brasil) Microlino Spiaggina [Foto divulgação]
O Microlino é um simpático modelo elétrico que claramente se inspirou no antigo Isetta (ou Romi-Isetta no Brasil) Microlino [Foto divulgação]
 Seu diferencial é ter um teto de lona que pode ser removido, e ter um interior resistente à água e piso feito de madeira.Microlino Spiaggina [divulgação]
Seu diferencial é ter um teto de lona que pode ser removido, e ter um interior resistente à água e piso feito de madeira. Microlino [divulgação]

 Além do 2.0, que já é vendido, e do Lite, a marca apresentou no Salão de Paris o Microlino Spiaggina. [Foto divulgação]
Além do 2.0, que já é vendido, e do Lite, a marca apresentou no Salão de Paris o Microlino Spiaggina. [Foto divulgação]
Fonte: Leo Alves / AutoMais

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Google News