O novo Toyota Corolla GR 2023 é o sonho dos amantes de carros esportivos que não imaginavam a existência de um modelo como esse até sua apresentação em março do ano passado. Com sua estreia, a Toyota comprovou mais uma vez sua capacidade de manter o mercado de hot hatches vibrante. Este novo membro da família Corolla contou com muitas contribuições da divisão Gazoo Racing da empresa, daí o “GR” em seu nome.
O carro impressiona com sua potência de 300 cv, transmissão que alimenta o sistema de tração nas quatro rodas e som de escape encantador. O diretor técnico da empresa, Frank Markus, o chamou de “um hot hatch respeitável” depois de testá-lo no Campo de Provas da Hyundai, na Califórnia. O mais impressionante é que o carro reúne economia e brutalidade.
O Toyota Corolla GR 2023 já está confirmado no Brasil. Ele será o primeiro esportivo de verdade a ser oferecido no país, posicionado acima das versões GR-Sport, que possuem apenas um visual mais agressivo. É provável que ele venha com todos os opcionais disponíveis, exceto na versão Morizo Edition. Os preços devem ser acima de R$ 200 mil.
Este pequeno hatchback exigirá respeito de nomes consagrados, como o VW Golf R e o Honda Civic Type R. A tração integral multimodo do GR Corolla é de série, e o som encantador que emana do escapamento compensa a falta de variedade no motor de 3 cilindros. Abaixo estão mais detalhes sobre o mais novo carro de alto desempenho econômico da Toyota.
Os fãs de hot-hatch estão agradecidos pela chegada do Corolla GR, pois ele contribui para revitalizar um segmento conturbado, já que as montadoras tem se recusado a produzir modelos de baixo volume e os modelos hot hatches tem se tornado cada vez mais escassos. Já perdemos o Ford Focus ST e agora o amado Subaru WRX STI. O Corolla GR também é importante para mostrar à indústria que a Toyota ainda se preocupa com desempenho, e não se limita a produzir grandes sedãs e SUVs como o Camry, SW4 e o RAV4.
A atitude do Toyota Corolla GR nos faz pensar que Frank Markus quis dizer “pequeno bruto” ou “monstro minúsculo” quando chamou o carro de “um respeitável hot hatch”. A equipe da GR Factory pegou emprestado o motor turbo de 3 cilindros de 1,6 litro do Yaris e o colocou no Corolla como sua única opção de motor. Mas, antes disso, ajustaram o motor para produzir 300 cavalos de potência, totalizando 185,4 hp / litro e 43 cavalos a mais do que o GR Yaris vendido globalmente, exceto na América do Norte.
O motor único é combinado com uma transmissão manual única de 6 velocidades e um sistema de tração 4WD padrão. Este sistema AWD tem algumas características incríveis. Inspirado nas corridas de rali e com a contribuição dos pilotos de World Rally Car, o AWD do GR Corolla permite que o motorista escolha para onde o motor envia sua potência.
Em outras palavras, o motorista pode selecionar entre modos de distribuição de potência, variando de uma divisão de torque 60/40 da frente para a traseira para uso diário, a 30/70 para apoiar manobras de derrapagem controlada, e uma opção de divisão 50/50 para fornecer tração máxima para corridas de circuito fechado.
O Corolla GR também usa diferenciais de deslizamento limitado Torsen na frente e na traseira para gerenciar o torque de um lado para o outro e melhorar o desempenho em curvas. Os diferenciais abertos são padrão no modelo base.