Ao longo dos últimos anos, a Volkswagen tem considerado ativamente a possibilidade de lançar sua própria picape média. No ano passado, essa possibilidade perdeu um pouco de força, mas com o recente sucesso da nova Chevrolet Montana e o lançamento da RAM Rampage, parece impossível a Volkswagen não entrar nesse novo e badalado segmento de mercado.
Em 2018, a montadora alemã apresentou o conceito Tarok, mas acabou desistindo do projeto. No entanto, rumores sugerem que engenheiros da marca estão trabalhando intensamente em um novo conceito de picape intermediária, que se posicionará entre a Saveiro e a Amarok, concorrendo com a Toro e a Chevrolet Montana.
Apesar de toda a expectativa do mercado, o lançamento da nova picape não deve ser imediato. Embora o projeto já esteja em sua fase final, espera-se que a picape seja lançada efetivamente no início de 2026. Ela aproveitará muitos elementos de um novo SUV da marca, mas terá um visual exclusivo, um porte mais robusto e utilizará componentes de outros modelos da mesma matriz, como o próprio T-Cross.
O respeitado designer brasileiro Kleber Silva, da KDesignAG, não perdeu tempo e imaginou como poderia ser a nova picape da Volkswagen. Em suas redes sociais, ele apresentou uma projeção da próxima picape média compacta, que promete competir com modelos como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana.
As projeções de KDesign foram baseadas em informações da @mobiauto, utilizando o VW Atlas Tanoak como base e incorporando elementos do T-Roc e da Amarok. O designer apelidou o projeto de Tanoak, em referência ao conceito que serviu de base. É importante ressaltar que as imagens são apenas ilustrativas e não correspondem à realidade, mas, assim como outras criações de Kleber Silva, o projeto ficou impressionante.
Fontes garantem que a nova picape da Volkswagen que está em desenvolvimento apresenta uma proposta bastante diferente da Tarok, conceito anterior da montadora. Enquanto a Tarok utilizava a base MQB-A, presente nos modelos Taos, Tiguan e Golf, e contava com uma suspensão traseira multilink e tração 4×4, seguindo a mesma linha da Fiat Toro, a nova picape alemã terá características distintas.
Em termos de porte, a nova pickup média terá dimensões mais próximas às da Chevrolet Montana e Renault Oroch. Essa abordagem indica que a Volkswagen está buscando uma posição no segmento das picapes compactas, alinhando-se diretamente com seus concorrentes mais diretos.
A mudança no porte da nova picape reflete uma estratégia da montadora para se adequar ao mercado e às preferências dos consumidores nesse segmento. Ao optar por um tamanho mais compacto, a VW busca oferecer uma opção com uma pegada mais adequada para uso urbano.
Além disso, a decisão de adotar dimensões semelhantes às da Chevrolet Montana e da Renault Oroch também indica que a gigante alemã pretende competir diretamente com esses modelos estabelecidos no mercado. A Picape deve trazer diferenciais e inovações para atrair os consumidores e conquistar sua parcela de mercado nesse segmento altamente disputado.
É importante ressaltar que, embora as informações sobre a nova pickup sejam baseadas em especulações e rumores, a estratégia da Volkswagen de oferecer uma picape compacta com visual exclusivo e características adequadas às demandas dos consumidores certamente promete um novo competidor de peso no mercado de picapes médias. A disputa será acirrada e quem ganha com isso somos nós consumidores.
Estamos ansiosos para ver como a VW vai materializar essa proposta e como ela se posicionará em relação aos modelos existentes, como a Fiat Toro, a Chevrolet Montana e outros concorrentes.