O Inmetro finalmente atualizou seu sistema de dados para incluir os modelos 2017 no Programa Brasileiro de Etiquetagem. Com os novos automóveis que chegaram ao longo do ano, o ranking dos carros mais econômicos do País mudou bastante, graças à adoção de motores mais eficientes – e que irá mudar ainda mais com a adição dos modelos 2018, como o Fiat Mobi GSR e Volkswagen Up! 2018. Confira quais são os campeões de economia de 2017.
Para montar o ranking dos carros mais econômicos , usamos o mesmo critério que o Inmetro-Conpet, usando o Consumo Energético como base, medido em MJ/km. Quanto menor o valor, melhor o seu rendimento. Como esta é a tabela geral, veículos híbridos ou movidos a diesel também são elegíveis. Para desempate, o Inmetro dá prioridade para a menor emissão de poluentes, como hidrocarbonetos não-metano, monóxido de carbono e dióxido de hidrogênio. A lista sempre leva em conta a versão mais econômica de cada veículo.
A relação inclui apenas modelos 2017, exatamente como no Inmetro, mesmo que alguns deles já tenham recebido atualizações que os deixaram ainda mais econômicos. A única diferença entre o nosso ranking e o que está na tabela oficial da entidade é que incluímos alguns modelos que foram deixados de fora por algum motivo estranho, já que eles foram lançados ainda como parte da linha 2017. Confira o ranking dos carros mais econômicos do Brasil, considerando todas as categorias e apenas gasolina nos dados em destaque.
1 – Toyota Prius – 18,9 km/l (cidade) e 17,km/l (estrada)
Toyota Prius 2017
O híbrido mais vendido do País, o Toyota Prius justifica seu desempenho nas concessionárias com sua eficiência. Com um consumo de apenas 1,15 MJ/km, é carro mais econômico do Brasil com uma grande margem. Traduzindo para uma medida mais comum, significa que o sedã faz 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, com gasolina. Claro, isso é uma média bem abaixo do real. Nas ruas, é possível passar um pouco dos 30 km/l. Parte de R$ 126.600.
2 – Ford Fusion Hybrid – 16,8 km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada)
Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!