A Chevrolet Caravan foi lançada no mercado brasileiro em 1974 e foi produzida até 1992. Ela foi a primeira station wagon da Chevrolet fabricada no Brasil e também a mais bem-sucedida comercialmente.
A Chevrolet Caravan, uma imponente e respeitada perua derivada do Chevrolet Opala, foi eleita pelo “Revista Autoesporte” como o Carro do Ano de 1976. Mesmo em 2022, ela continua a ser admirada pelos amantes da velocidade.
Desde o lançamento do Chevrolet Opala, a Chevrolet já planejava a produção de uma versão perua, o que só ocorreu em 1975, quando a linha Opala recebeu uma reestilização mais abrangente. A Caravan oferecia as mesmas opções de motores e acabamento, incluindo a esportiva SS, lançada em 1978. A versão Diplomata só foi lançada para a Caravan 5 anos depois, diferente dos modelos de duas e quatro portas que já haviam recebido a versão Diplomata em 1980.
A Chevrolet Caravan saiu de linha no Brasil em abril de 1992. Na época foi produzida uma versão ambulância, juntamente com um sedã Diplomata, os dois modelos tiveram a honra de encerrar a produção da linha Opala, um dos carros mais icônicos da história da indústria automotiva nacional.
Recentemente, o caçador de carros raros Reginaldo de Campinas encontrou um exemplar único e incrível da icônica Chevrolet Caravan Comodoro SLE 4c Álcool 1990. O carro nunca foi restaurado, nunca foi reformado e nunca teve acidentes, mantendo a sua pintura de fábrica original.
A versão Diplomata da Chevrolet Caravan foi lançada em 1986 e foi produzida com o interior igual ao do Opala Diplomata. Houve também rumores de uma versão de 4 portas, mas ela nunca foi produzida em série.
Apesar de estar com 30.000 mil quilômetros rodados, a perua de duas portas destaque dessa reportagem segue impecável em estado de 0km, um verdadeiro tesouro que merece ser admirado pelos amantes dos carros raros.