A primeira geração do Acura NSX é uma das mais desejadas de todos os empos, e essa paixão fica evidente em uma história tão incrível que parece quase inacreditável. Recentemente, imagens surgiram no Facebook mostrando um NSX que parece ter sobrevivido a um verdadeiro apocalipse, ou pelo menos a um apocalipse de água. Este carro ficou submerso em um rio por cerca de 15 anos e agora foi resgatado para passar por uma restauração completa em Maryland.
Atualmente, o carro encontra-se na Helix Auto Works, em Maryland, onde passará por um processo completo de restauração para voltar a rodar nas estradas. O veículo foi adquirido em 9 de março por US$ 8.500 (cerca de 44 mil reais) da LSX Salvage.
Quanto à história por trás deste NSX, por razões desconhecidas, ele acabou no rio Yadkin, na Carolina do Norte, em algum momento no início dos anos 2000. O veículo foi encontrado em 2019 durante uma investigação não relacionada com pessoas desaparecidas e foi retirado do rio. A LSX Salvage compartilhou fotos do carro no Facebook, e Becca Nicole Johnson também se interessou pelo carro, compartilhando fotos e informações adicionais na rede social.
No entanto, o carro está faltando alguns vidros e, de acordo com a LSX Salvage, pode estar em um estado muito ruim para ser restaurado. As fotos mostram claramente que o NSX já teve dias muito melhores, ele foi encontrado com areia e detritos espalhados por todo o veículo. O pilar A do lado do passageiro está torcido e a fáscia frontal está danificada, e esses são apenas alguns dos problemas visíveis. Ainda assim, o corpo parece estar relativamente intacto, exceto pelo pilar, e há até mesmo um pouco de tinta deixada na superfície exterior do carro.
É evidente que a restauração de um carro nessas condições não será uma tarefa fácil e muitos leitores podem achar loucura pagar cerca de 44 mil reais por um amontoado de lata. No entanto, o valor deste carro é imensurável. Após uma restauração completa, ele certamente valerá algumas centenas de milhares de dólares.
Acura NSX
O Honda NSX, também comercializado como Acura NSX na América do Norte, é um carro esportivo cupê de dois lugares com motor central, fabricado pela Honda e lançado em 1990.
As origens do NSX remontam a 1984, com o conceito HP-X (Honda Pininfarina eXperimental), um carro esportivo de tração traseira com motor 3.0 L V6 de motor central. A Honda se comprometeu com o projeto com a intenção de atender ou superar o desempenho dos então modelos da Ferrari com motor V8, oferecendo confiabilidade e um preço mais acessível. O conceito evoluiu e teve seu nome alterado para NS-X, que significa “New”, “Sportscar” e “eXperimental”. No entanto, o modelo de produção foi lançado como NSX.
Gordon Murray, o projetista do supercarro McLaren F1, afirmou ter usado o NSX como inspiração para a F1 depois de testar muitos carros de alto desempenho e descobrir que o chassi NSX tinha o melhor desempenho. Murray elogiou o design “monumental” do carro e descobriu que ele poderia lidar facilmente com mais potência, tentando convencer a Honda a desenvolver um motor mais potente, mas a ideia foi recusada. Como resultado, Murray desenvolveu a F1 com um motor BMW, mas comprou um NSX para uso pessoal e o dirigiu por 75.000 km, afirmando que o carro era “querido ao seu coração”.