O Marea, também conhecido como Fiat Type 185, foi produzido pela Fiat entre 1996 e 2007 e comercializado em diversos países do mundo, como Itália, França, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Turquia, Polônia, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, entre outros. O carro se destacou por sua versatilidade e presença global, tendo conquistado um público fiel em diferentes regiões do planeta, mas no Brasil ele acabou não deixando uma fama tão positiva.
O Marea é um carro que divide opiniões. Para alguns, é um modelo problemático e de desempenho abaixo da média, enquanto para outros é um excelente veículo que, quando bem conservado, pode competir de igual para igual com outros carros da mesma categoria. Em outras palavras, a qualidade do Marea está diretamente relacionada aos cuidados que recebe ao longo do tempo.
Há algum tempo, o Fiat Marea das fotos desta reportagem tem sido destaque na vitrine de venda de carros da Pastore Car Collection, uma das mais conceituadas lojas de raridades automotivas do Brasil. Com sua aparência bem conservada e mecânica em excelente estado, o Marea tem chamado a atenção de colecionadores e entusiastas de carros na esperança de que um dono cuidadoso o leve para casa.
Trata-se de um Fiat Marea HLX 2.0 20V fabricado em 1998/1999, na cor Cinza Steel, que se encontra em excelente estado de conservação, com baixa quilometragem (apenas 49.396 km rodados) e ainda mantém o manual do proprietário. Este veículo é uma verdadeira raridade, que certamente fará as delícias de colecionadores e amantes de carros em geral.
O site da Pastore está oferecendo o Fiat Marea HLX, que já tem 24 anos de uso, mas encontra-se em estado de conservação semelhante a um veículo 0 km por 35.900 reais.
A versão HLX do Fiat Marea é equipada com um motor dianteiro de 2.0 litros (1997 cm3), com 5 cilindros, movido a gasolina, capaz de gerar 142 cv de potência a 6.000 RPM e torque de 18,1 kgfm a 5.000 RPM.
Em um processo de renovação de sua linha de veículos pequenos e médios, a FIAT substituiu o hatch Fiat Tipo por dois novos modelos, os Fiat Brava e Bravo, em 1995, na Europa, com o objetivo de reforçar sua posição no segmento, trazendo tecnologias atualizadas. Com o lançamento desses novos modelos, surgiu a necessidade de substituir o Tempra (derivado do Tipo). Assim, o Marea foi criado como uma derivação natural dos Fiats Brava e Bravo, mas com perfil mais familiar e maior amplitude de espaço para bagagens.
A ideia era assumir o posto de maior carro mundial da marca, deixado pelo Tempra. Como resultado, em 1996, o Fiat Marea foi apresentado nas versões de carroceria sedan e perua (station wagon, intitulada Marea Weekend).
No Brasil, a linha Fiat Marea foi lançada junto com o mesmo visual que acabara de estrear na Europa. Tanto o Fiat Marea quanto a Marea Weekend foram inicialmente lançados em duas versões: ELX e HLX. Ambos os modelos compartilhavam o mesmo motor, um 2.0 litros de 20 válvulas que rendia 142 cavalos e tinha torque de 18,1 kgfm.
Em termos de design, todos os modelos do Fiat Marea eram idênticos aos modelos europeus até meados de 2002, quando o modelo saiu de linha na Itália.