O Ford Falcon construiu uma incrível história de sucesso em todo o mundo, mas na Austrália ele foi especial. Produzido por lá entre entre 1960 e 2016, o carro se transformou em lenda.
A partir da série XA de 1972, cada Falcon e seus derivados ganharam identidade própria, foram projetados, desenvolvidos e construídos na Austrália. O design do Falcon de influência americana de 1960 a 1971 foi readequado para as condições australianas mais rigorosas e renomeado como a série XK a XY. Em 1965, foi adicionado ao portfólio o modelo Ford Fairmont, orientado para o luxo. Já as versões de longa distância, luxuosas e orientadas para o conforto, chamadas Ford Fairlane e LTD, chegaram em 1967 e 1973, respectivamente, e a produção delas terminou em 2007.
Um lendário Ford Falcon australiano abandonado por trinta anos em um celeiro foi recentemente resgatado de forma espetacular. Ele é algo além de um simples Ford, não é o tradicional Mustang ou um Shelby, é um Ford Falcon com uma história fascinante.
Através do canal do YouTube “Glenn Everitt – Master of Machines“, descobrimos neste vídeo o motivo pelo qual um carro é tão especial a ponto de sair de uma garagem e passar por cima de uma casa para chegar à estrada.
Este automóvel clássico encontra-se em estado bruto, mas tem um destino diferente do que tem vivido nas últimas três décadas. Vamos descobrir o que está por trás de todo esse agito.
Este Ford Falcon pertence à série “XA” de 1972 e 1973, sendo o primeiro Falcon australiano construído e projetado a partir da eliminação gradual dos modelos baseados nos EUA de 1960 a 1970.
Este é um sedã vermelho coberto de poeira, necessitando de uma restauração. Atualmente se encontra sem saída em uma garagem rodeada por um jardim, piscina, cercas e outros itens, onde ficou preso por trinta anos desde 1986.
Atualmente, este sedã está sendo destacado em um vídeo cortesia da Survivor Car Australia Magazine, que deseja exibi-lo em um show como uma incrível descoberta de celeiro.
Aprendemos que o sedã V351 de 8 cilindros é um Ford Falcon XA GT, o que significa que ele saiu da fábrica com cerca de 300 cv. Ele ainda mantém o interior original e a transmissão manual de 4 velocidades.
O antigo proprietário vendeu o carro após adquirir uma casa sem garagem. Desde então, o segundo comprador mantém-no guardado em uma garagem por todos esses anos.
O Ford Falcon foi descontinuado nos EUA na década de 1970, mas continuou sendo produzido na Austrália por muitos anos. Este exemplar em questão é um verdadeiro muscle car dos anos 70 em formato de sedã.
Este Ford Falcon, após mais de três décadas preso, precisava ser libertado para um futuro brilhante. O objetivo era exibir seu estilo muscle car clássico dos anos 70 em um formato de sedã em um show de carros antigos e eventualmente encontrar um novo proprietário para sua restauração.
Ao longo do vídeo, antes do resgate, aprendemos que há mais na história, incluindo o fato de que o carro tem para-lamas fora do padrão para o ano e modelo, e o proprietário original também fez algumas atualizações no início – tem o potencial de valer muito dinheiro.
Vale a pena assistir até o final para o final do clima, onde o muro da garagem, a árvore e a cerca são removidos para que o carro seja lançado e levantado no céu por um guindaste pesado – e para um novo futuro.