O Salão do Automóvel de Detroit continua com a revelação do GMC Acadia 2024. No entanto, esta não é a nossa primeira experiência com este crossover, já que tivemos uma prévia prática no mês passado e vamos compartilhar nossas primeiras impressões ao longo deste artigo.
Dito isso, o modelo passou por uma reformulação completa e uma reavaliação do que o Acadia deveria ser. As mudanças são imediatamente visíveis, já que o crossover está 10,6 polegadas (269 mm) mais longo e possui um espaço adicional de 8,4 polegadas (213 mm) entre as rodas.
Embora o modelo seja agora, mais uma vez, semelhante em tamanho ao Chevrolet Traverse, eles têm aparências completamente diferentes. Isso é uma jogada inteligente, pois o Acadia é facilmente identificável como um produto da GMC, apresentando uma grade proeminente ladeada por faróis em forma de C.
Seguindo mais para trás, há uma carroceria elegante com curvas suaves e superfícies fluídas. Os designers também deram ao modelo uma cabine ampliada, quadris pronunciados e um pilar D espesso.
A parte traseira é mais evolutiva, mas o modelo adota lanternas traseiras finas e detalhes pretos que ajudam a ampliar visualmente a janela traseira. Os observadores também encontrarão um sistema de escape de quatro saídas de escape que se inspira no Corvette.
A sensação premium é amplificada por um painel de instrumentos digital de 11 polegadas e um sistema de infoentretenimento com uma tela sensível ao toque orientada para retrato de 15 polegadas. Além de fornecer acesso fácil ao Google Assistant e ao Google Maps, o sistema de infoentretenimento é personalizável e pode exibir três telas separadas ao mesmo tempo. A parte inferior da tela é dedicada aos controles de climatização e eles estão sempre visíveis.
Deixando de lado as telas, o Acadia tem uma sensação de espaço aberto e arejado, em parte graças ao painel rebaixado. O complicado câmbio foi substituído por uma alavanca mais convencional na coluna de direção. Outros destaques incluem materiais de alta qualidade, um design minimalista e um console central flutuante com uma tampa deslizante.
Os bancos dianteiros são perfeitamente confortáveis e oferecem muito espaço, além de bons apoios laterais. As boas notícias se estendem à segunda fila, onde há espaço de sobra para cabeça e pernas de adultos.
As coisas são menos impressionantes na terceira fila, já que o espaço para as pernas é limitado para adultos, a menos que os ocupantes da segunda fila estejam dispostos a avançar seus bancos. Os ocupantes do banco traseiro também terão que lidar com as consequências do pilar C espesso, que limita sua visão para o exterior. Além disso, a entrada e a saída podem ser um pouco desajeitadas para aqueles com mais de alguns fios grisalhos.
No entanto, nem tudo são más notícias, pois há uma quantidade surpreendente de espaço para a cabeça na terceira fila, e este escriba com 1,88 metros encontrou espaço de sobra. Também há porta-copos e portas USB para manter as crianças hidratadas e entretidas.
Vamos aprender mais detalhes mais perto do lançamento, mas a GMC afirmou que o Acadia 2024 tem “quase 80% mais espaço de carga atrás da terceira fila” e “mais de 36% mais espaço atrás da segunda fila”. Os funcionários também nos disseram que o modelo será oferecido com uma prateleira de carga traseira que permite o armazenamento em dois níveis.
Os clientes que desejam sair do caminho convencional podem optar pelo modelo AT4, que é promovido como o Acadia mais capaz de todos os tempos. Ele apresenta uma frente com altura máxima de folga, com um verdadeiro protetor de cárter e ganchos de reboque vermelhos. O modelo também possui uma grade exclusiva, detalhes em preto brilhante e para-lamas estendidos com luzes de marcador integradas.
As melhorias continuam na cabine, onde os motoristas encontrarão um interior exclusivo Forest Storm com costura em mogno. Eles são acompanhados por detalhes adicionais em metal e placas de soleira de porta especiais, além de bordados AT4 nos encostos de cabeça.
No entanto, isso não é apenas um pacote de estilo, já que o Acadia AT4 possui uma suspensão focada em off-road com um aumento de uma polegada (25 mm) na altura em relação ao solo. O modelo também possui uma largura de trilha maior e rodas de 18 polegadas envolvidas em pneus todo-terreno. Eles são acompanhados pelo Controle de Descida em Ladeira, um modo Terrain e um sistema de tração nas quatro rodas com embreagem dupla exclusivo que promete “tração e controle ideais em cenários exigentes”.
A denominação Denali é praticamente sinônimo de GMC, e os designers acertaram em cheio desta vez. Embora o exterior seja relativamente discreto, o modelo topo de gama possui uma grade exclusiva e componentes adicionais na cor da carroceria. Eles são acompanhados por animações de iluminação coreografadas e pintura preta brilhante na parte inferior da carroceria. O crossover roda em rodas de 20 polegadas, mas os clientes podem optar por rodas opcionais de 22 polegadas, as maiores já oferecidas em um Acadia.
Mais notavelmente, o Acadia Denali possui um dos interiores mais luxuosos em sua classe. Os bancos de couro perfurado bicolor chamam imediatamente a atenção, e eles possuem aquecimento e ventilação, além de encostos de cabeça acolchoados e bordados.
Eles são acompanhados por acabamento em madeira gravada a laser, bem como acentos em metal que têm uma aparência e sensação substanciais. O Denali também vem equipado com bancos da segunda e terceira fileiras com dobragem elétrica, tecnologia de cancelamento de ruído ativo e um sistema de áudio premium Bose. O modelo também pode ser equipado com um teto de vidro panorâmico e bancos da segunda fila aquecidos.
O motor é um novo quatro cilindros turbo de 2,5 litros, que está relacionado com o motor de 2,7 litros usado no Canyon. Ele produz 328 cv (245 kW / 333 PS) e 442 Nm de torque, assim como no Traverse, já que a GM aumentou suas estimativas de desempenho iniciais.
Isso representa uma melhoria significativa em relação ao motor quatro cilindros turbo de 2,0 litros que produzia 228 cv (170 kW / 231 PS) e 349 Nm de torque. Além disso, supera o antigo V6 de 3,6 litros, que gerava 310 cv (231 kW / 314 PS) e 367 Nm de torque.
O aumento no torque é especialmente notável, e os representantes da GMC afirmaram que podemos esperar uma melhor economia de combustível como resultado. Ainda é cedo para falar em números, mas o motor está acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades que pode ser complementada com tração nas quatro rodas disponível.
Por último, mas não menos importante, o Acadia 2024 pode rebocar até 5.000 libras (2.268 kg). Isso representa um aumento de 1.000 libras (454 kg) em relação ao seu antecessor e é suficiente para transportar barcos e trailers populares.