Carro mais seguro do mundo completa quase duas décadas sem acidentes fatais

785

A reputação de segurança máxima de todos os modelos da Volvo é reconhecida nos quatro cantos do planeta. É uma marca que investe pesado no desenvolvimento de sistemas de proteção de ocupantes e utentes das vias. É a empresa que mais investe de fato, ou quase. Além disso, têm um objetivo claro: não querem que ninguém morra aos comandos de um Volvo a partir de 2020. Uma meta muito louvável, mas realmente difícil de alcançar devido à série de fatores que influenciam um acidente de trânsito. No entanto, parece que a Volvo encontrou o caminho da excelência nesta área, pois de acordo com o laboratório de pesquisa da Tachtman, ninguém havia morrido ao volante de um Volvo no Reino Unido nos últimos 16 anos, isso até 2018. Embora, para ser mais específico, nenhum motorista de um Volvo XC90 morreu até a data especificada.

Foto reprodução

A marca sueca foi uma das primeiras fabricantes a investir no desenvolvimento deste sistema, bem como na sua montagem nos automóveis. É um sistema que detecta uma possível colisão frontal iminente com outro veículo, um objeto e até uma pessoa, ajudando o motorista a amenizar a severidade do impacto e até mesmo podendo evitá-lo. Em primeiro lugar, diz ao condutor para reagir rapidamente por meio de sinais, mas se a reação não for suficiente ou não tiver sido realizada com rapidez suficiente, aplica automaticamente os travões ao máximo da sua potência para evitar o impacto e se não for possível, para mitigar seus efeitos.

volvo xc90 2.0 t8 hybrid momentum awd geartronic WMIMAGEM18100046851
Volvo XC90 2021

De fato, os juízes responsáveis ​​pela realização do estudo afirmaram que a marca sueca está um passo à frente, e até dois, do resto dos fabricantes, algo especialmente valorizado pelos motoristas. Isto deve-se a sistemas como o Cross Traffic Alert ou o Turn Across Path, que nem sequer fazem parte do programa EuroNCAP. O primeiro sistema serve como um assistente para o ponto cego dos espelhos e avisa sobre o tráfego cruzado durante a reversão. Em relação ao segundo, avisa antes de fazer uma curva sobre a existência de veículos e objetos na estrada.

O novo Volvo XC60 acaba de se consagrar como o carro mais seguro do mundo, de acordo com testes realizados pelo Euro NCAP. O modelo conquistou a classificação máxima, registrando a melhor performance entre os veículos avaliados neste ano pela entidade. Com um desempenho muito próximo à perfeição, o XC60 atingiu 98% no índice de proteção para ocupantes adultos, obtendo cinco estrelas na avaliação. Com isso, a marca confirma sua posição entre os líderes de segurança automotiva.

2021 volvo xc90 recharge t8
2021 Volvo XC90 Recharge T8 Inscription

Durante a avaliação, o XC60 ainda atingiu 95% no quesito que avalia os recursos de assistência ao motorista e 87% na proteção ao ocupante criança. De acordo com o Euro NCAP, o nível de segurança do SUV se equipara a veículos acima de seu segmento.

Fontes: DM e VRUM