Sendo um dos maiores contribuintes da segunda guerra, tendo que lutar nos dois teatros com inimigos, os Estados Unidos tiveram que expandir suas asas para as arenas distantes, a fim de manter um aperto na situação.
Tenha em mente que os Estados Unidos construíram várias bases no Pacífico para ajudar os militares em sua campanha contra o desafiador e agressivo Japão.
Não muito longe da costa do Espírito Santo, que é uma pequena ilha no arquipélago de Vanuatu, no Pacífico do Sudeste, essa parte do Pacífico está repleta de toneladas de relíquias da Segunda Guerra Mundial despejadas pelos militares dos EUA.
O lugar tornou-se um popular destino de mergulho para os entusiastas e é apropriadamente denominado o Ponto do Milhão de Dólares; puramente porque o valor do equipamento despejado é avaliada em milhões.
Os mergulhadores viram Jeeps, caminhões de seis rodas, empilhadeiras, semi-reboques, tratores, grandes folhas de ferro, caixas de roupa seladas e, claro, as caixas de Coca-Cola.
As autoridades britânicas e francesas se recusaram a pagar pelo lote, os Estados Unidos consideraram apropriado despejar os bens em vez de deixá-los em sua base militar, localizada a oeste de Pearl Harbor. A base, uma vez, foi um próspero mini-Estados Unidos na ilha, com 30 cinemas totalmente funcionais.
Eles também construíram vários hospitais na ilha, todos os quais foram mais tarde derrubados .
Quando as tropas americanas estavam saindo da Ilha depois que a base foi ordenada para ser fechada, não havia espaço suficiente nos navios para transportar todos os equipamentos da base. Os militares dos EUA decidiram oferecer o excedente ao governo franco-britânico local a um preço muito razoável, o que eles recusaram.
O governo local sabia da quantidade de equipamento que os EUA não podiam transportar de volta e esperava secretamente que o Exército dos EUA deixasse o equipamento na Ilha para que pudessem então tê-lo gratuitamente; no entanto, os militares dos EUA tinham outros planos.
Os habitantes locais que testemunharam o ato bizarro dos militares dos EUA de destruir a riqueza que nunca mais veriam foi percebido como um ato de loucura. (Fonte: Aglomerado Digital)