Como lavar roupas na máquina sem estragar as peças

12

Essa é uma dúvida mais comum do que você imagina, pois a maior questão em torno da compra máquinas de lavar ou lava e seca é como utilizá-la corretamente e como não estragar suas peças de roupas utilizando este equipamento inovador. Neste artigo vamos te auxiliar e responder todas as perguntas que podem estar pairando pela sua cabeça sobre lavagem correta de roupas.  

Dicas para separar suas peças de roupas na máquina de lavar

O primeiro passo é separar as roupas brancas das coloridas para evitar manchas nas peças brancas. No caso das coloridas, nunca lave as novas junto com as velhas, pois elas podem soltar tinta e também manchar as peças, que é uma das preocupações mais comuns na lavagem de roupas. A melhor opção é que nas primeiras vezes, lavá-las separadamente para que nas próximas lavagens elas soltem tinta. Outra dica interessante é fechar todas as roupas que possuem zíper e botões para não estragarem. 

Já as roupas pretas precisam de uma atenção especial, pois não devem ser misturadas com outras cores em nenhuma etapa da lavagem. Além de geralmente soltarem tinta, podem manchar outras peças. Em peças escuras, de um modo geral, a sugestão é usar sabão em barra neutro ou sabão líquido, pois os lava-roupas em pó possuem clareadores na fórmula. 

Depois de separadas, as roupas seguem para a máquina. Coloque água e sabão na quantidade indicada pela fabricante do eletrodoméstico e no rótulo do sabão. O amaciante pode ser usado na lavagem ou na hora do enxágue. O importante é não exagerar na quantidade, pois ele pode ter o efeito contrário, deixando a peça com aspecto de suja.  

É muito importante seguir o tempo de lavagem indicado pela fabricante da máquina. Assim, não se danifica os tecidos e garante-se a limpeza. Os saquinhos próprios para isso também ajudam a proteger peças pequenas, como meias, sutiãs e outras mais delicadas. 

Dicas de como remover manchas das roupas

Se a peça de roupa ainda estiver com alguma mancha, não use a escova para removê-la, pois ela estraga a fibra do tecido. Aplique sabão em barra sobre a peça e lave-a novamente. Manchas persistentes podem sair com produtos específicos, os alvejantes sem cloro, que podem ser usados inclusive em roupas coloridas. 

Uma dica para deixar as roupas brancas com cara de novas, é deixá-las de molho na máquina, por meia hora, na água com sabão em pó e álcool etílico. Em seguida, é só bater. O álcool também ajuda a retirar manchas amareladas do desodorante.  

Simplifique sua rotina com a máquina de lavar

A máquina de lavar ou lava e seca é a melhor opção para quem busca qualidade e praticidade. Se sua vida é corrida e não tem tempo de ficar lavando roupas manualmente, está na hora de adquirir este equipamento indispensável para a sua rotina doméstica! 

Busque uma máquina que mais se adequa às suas necessidades e siga as nossas dicas para obter uma lavagem premium, além de manter a manutenção de lava e seca LG sempre em dia, não se esqueça de ter o contato de uma boa assistência técnica de lava e seca Samsung, LG e entre outras da sua região também!