Especulação sobre nova pickup da Audi volta a empolgar fãs da marca

179

Audi costumava ser uma possibilidade impossível no segmento de picapes. No entanto, isso mudou em março, quando o CEO da montadora, Markus Duesmann, deixou escapar que a empresa está considerando tal modelo. Lendo nas entrelinhas, parece que a marca está testando a possibilidade e pelo menos um carro-conceito do tipo pode ser esperado. E essa proposta virtual, que vem de um artista independente, explora um dos dois principais cenários para uma potencial picape Audi.

2 scaled 1
Artista adaptou os detalhes do Q6 no corpo da Ford Ranger Theottle/Reprodução

Voltando ao referido show car e a um possível modelo de produção que o segue, essa expectativa é baseada no que o chefe da Audi disse na primavera. “Não posso prometer que faremos um, mas estamos investigando”, disse Duesmann à Autocar, com o chefe honcho acrescentando que “na verdade, apresentaremos – não muito longe de agora – talvez algo”, o que levou à expectativa do show car.

Agora, existem duas rotas principais que a marca de quatro anéis poderia seguir e começaremos com a descrita nesta renderização. Isso envolveria a montadora simplesmente aplicando seu tratamento de luxo a um derivado da Volkswagen Amarok 2023.

1 scaled 1
Theottle/Reprodução

Apresentada recentemente, a segunda geração da Amarok foi desenvolvida com base na Ford Ranger 2022+. Ao contrário do modelo Blue Oval (a Ranger Raptor 2023 já trabalhou seus encantos em você?), a nova Amarok não está chegando aos EUA, com a maior parte das vendas esperadas para serem entregues pela Austrália, Europa e África. No entanto, uma versão de luxo da Audi evitaria a canibalização.

Vindo de um artista digital conhecido como Theottle, o retrato em pixel se baseia na Ranger, emprestando as dicas de estilo do mais recente – e maior – SUV da Audi, o Q6 apenas na China. Este é um esforço ICE (motor de combustão interna) baseado no SUV médio VW Atlas que foi desenvolvido para os mercados norte-americano e chinês.

Observe que o Q6 não tem nada a ver com o Q6 e-tron, um próximo SUV totalmente elétrico que compartilha sua arquitetura de bateria de EPI com o Porsche Macan de próxima geração e deve estrear em 2023. E mencionamos esse cenário de EV, pois pareceria um caminho mais bem-sucedido para a possível picape Audi.

Uma pickup totalmente elétrica da Audi soa como um caminho mais viável para este mercado

Claro, versões mais recentes de alta qualidade de picapes de tamanho normal das Três Grandes de Detroit podem indicar um certo apetite por pickups luxuosas. Mas, se olharmos para as duas décadas anteriores, notaremos que o mercado rejeitou picapes de alto preço e engenharia de emblemas.

E enquanto exemplos de Lincoln e Cadillac são mais ou menos justificados quando se fala de um Audi ligado à Amarok II, o Mercedes-Benz Classe X mostra facilmente por que um recém-chegado teria apelo limitado. Introduzido em 2017 e baseado na Nissan Navara, o luxuoso exercício de caminhão da estrela de três pontas foi um fracasso, com o modelo sendo descontinuado em 2020 – muitas pessoas não queriam pagar um prêmio sério por um interior melhor e um emblema premium. A menos que algum construtor excêntrico transformasse o Classe X em um monstro 6×6, é claro…

Em vez disso, se a Audi decidisse introduzir uma picape totalmente elétrica, tal projeto teria maiores chances de sucesso. Por um lado, nomes como Ford, Rivian e GM (oGMC Hummer EVnão é uma fera adorável?) já criaram um caminho para caminhões movidos a bateria, enquanto a Tesla e outros devem se juntar ao segmento nos próximos anos.

E como a Audi prometeu um futuro totalmente elétrico a partir de 2026, uma picape animada por bateria parece ser a única escolha razoável para a montadora alemã.

Fonte: CarViBZ