Início Caminhonetes Do Brasil para o mundo: Pickup RAM 1000 pode ser vendida nos...

Do Brasil para o mundo: Pickup RAM 1000 pode ser vendida nos EUA

Desde o lançamento da Fiat Toro no Brasil, a demanda internacional por picapes, especialmente nos Estados Unidos, tem sido grande. De acordo com João Brigato, do Auto+, Tudo leva a crer que o modelo poderá ser vendido lá, mas com o nome RAM 1000. Isso se deve em grande parte ao sucesso de vendas da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz, que abriram caminho para picapes compactas no mercado norte-americano.

Pickup RAM 1000 / Foto: RAM
Pickup RAM 1000 / Foto reprodução: RAM

Durante uma entrevista ao Autoblog durante o Salão de Detroit, o CEO da RAM, Mike Koval Jr., revelou que a marca está “ativamente e agressivamente” de olho no mercado de picapes menores do que a RAM 1500. Quando questionado sobre a possibilidade de um modelo menor, como a Dakota/1200 que está em desenvolvimento no Brasil, Koval Jr. afirmou que algo ainda menor seria interessante. Em outras palavras, ele estava se referindo à Fiat Toro.

Pickup RAM 1000 / Foto reprodução: RAM

Há algum tempo, a RAM vem demonstrando interesse em explorar segmentos abaixo da RAM 1500. Com o lançamento da Jeep Gladiator, parecia que a Stellantis evitaria posicionar sua marca de picapes nessa categoria para não competir com a novata. No entanto, constatou-se que o público da Gladiator é bastante diferente daquele que compra S10/Colorado ou Hilux/Tacoma.

É por isso que o desenvolvimento da RAM 1200 no Brasil faz sentido. A picape será construída com uma plataforma monobloco usando a estrutura da Fiat Toro, mas será grande o suficiente para ser classificada como uma picape média. Há rumores de que a RAM possa lançar uma versão chassi-cabine da 1200 para os Estados Unidos. No entanto, a montadora parece estar buscando uma opção ainda menor.

Pickup RAM 1000 / Foto reprodução: RAM

O segmento dominado pela pickup Ford Maverick nos Estados Unidos tem um concorrente da Stellantis, representado pela Fiat Toro. Embora seja comercializada em outros mercados como RAM 1000, a Fiat Toro pode facilmente ser introduzida nos EUA como uma alternativa para a marca de picapes entrar nesse segmento extremamente lucrativo.

Nos Estados Unidos, muitos proprietários de sedãs médios e grandes, bem como de SUVs, estão trocando seus veículos pela Ford Maverick. A Maverick tem se mostrado um novo tipo de carro de entrada, com volumes de produção e vendas elevados. A Stellantis, que é tradicional em picapes, não pode ficar de fora desse mercado, assim como a Chevrolet, que está considerando levar a Montana para os EUA.

Interior refinado da Pickup RAM 1000 / Foto reprodução: RAM
Interior refinado da Pickup RAM 1000 / Foto reprodução: RAM
Interior refinado da Pickup RAM 1000 / Foto reprodução: RAM

No entanto, é bastante provável que a Fiat Toro nos EUA, como RAM 1000, só apareça na próxima geração. Isso se deve ao fato de que adaptar o modelo atual às regulamentações norte-americanas e aos motores maiores exigidos naquele mercado seria uma tarefa bastante difícil. Como a base da Fiat Toro continuará sendo utilizada em novos produtos da Stellantis, como a própria Dakota, faz mais sentido esperar um pouco mais antes de introduzi-la no mercado norte-americano.

Pickup RAM 1000 / Foto reprodução: RAM

A picape Fiat Toro, produzida pela Stellantis desde 2016 em Goiana (PE), é comercializada no Brasil como Fiat e em outros países da América Latina como a RAM 1000. Alguns exemplos são o México, Colômbia e Chile. Caso chegue aos Estados Unidos, será a coroação de um projeto que nasceu no Brasil e ganhará o mundo. Vale destacar que a sua irmã prima, a Fiat Strada também passa por situação semelhante ela é vendida fora do Brasil com o nome de RAM 700, porém nesse caso até o momento não existe nenhum rumor sobre a sua presença no mercado americano..

Pickup RAM 1000 / Foto reprodução: RAM

 

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Sair da versão mobile