O Chevrolet Astra foi lançado no Brasil em 1998 e deixou de ser produzido em 2011. O carro era equipado com um motor 2.0 bicombustível de 133 cv de potência a gasolina e 140 cv a álcool.
Atualmente, o Chevrolet Astra é comercializado em uma nova geração na Europa, onde é fabricado como Opel Astra e Vauxhall Astra e é muito popular. A versão Advantage do Astra foi lançada em 2004 e recebeu uma atualização rápida em 2008, após a descontinuação da versão SS, com rodas de 16 polegadas, faróis de milha e aerofólio sendo oferecidos como opções de “Kit Esportivo”.
Em 2012, um ano após sair de linha no Brasil, o Astra sofreu uma atualização na Europa. O hatchback e o tourer esportivo receberam mudanças visuais na frente e traseira, incluindo novos para-choques e grades, pequenas modificações nos faróis, luzes traseiras com aparência mais escura, novo design na placa traseira do hatchback de 5 portas, e para-choques redesenhados com acabamento cromado no Sports Tourer e hatchback de 5 portas.
A sexta geração do Opel/Vauxhall Astra foi lançada em 13 de julho de 2021 e começou a ser vendida em 12 de novembro do mesmo ano. É o primeiro modelo Astra desenvolvido pelo Grupo PSA e baseado na terceira geração da plataforma EMP2, que resultou em uma distância entre eixos maior em 55 mm. Além disso, o veículo foi lançado como híbrido pela primeira vez, disponível com um motor de 180 cavalos de potência. A versão GT também está disponível com um motor de 225 cavalos, retirado dos modelos Peugeot 508 e Peugeot 3008. Este lançamento marcou a entrada da Stellantis no mercado, resultado da fusão entre FCA e PSA.
Em novembro de 2022, o Opel/Vauxhall Astra Electric foi lançado com um motor elétrico de 154 cv (115 kW) e alcance de 258 milhas (415 km). Assim como a antiga versão, o novo Astra é extremamente seguro, o veículo na sua configuração padrão na Europa, obteve 4 estrelas no teste Euro NCAP em 2022.
Mas voltando ao título do post, recentemente Reginaldo de Campinas, principal caçador de raridades automotivas do Brasil, encontrou um Chevrolet Astra Advantage 2.0, flex, ano 2008/09, com apenas 4.102 quilômetros rodados. O carro está praticamente 0km em pleno 2023.
Mesmo tendo deixado a concessionária a mais de 14 anos, o carro que saiu poucas vezes da garagem durante esse período, segue impecável e ainda carrega todos os acessórios originais de fábrica. Lastro, rodas, faróis, painel, bancos, estofados parecem que acabaram de sair da linha de montagem.
Se você está interessado em ter essa raridade em sua garagem, pode se animar. O Chevrolet Astra Advantage 2.0 está à venda por 73 mil reais na página do colecionador no Facebook. Você compraria um carro zero quilômetro para guardar na garagem por tantos anos?
Especialista em raridades automotivas, o campinense Reginaldo se destacou nos últimos anos pela garimpagem de diversos carros raros: Ford Escort 0km; Ford Del Rey 1990; Ford Landau 1976 em estado de 0km e Gol GTi 1994 impecável, foram apenas algumas das dezenas de relíquias encontradas pelo caçador de carros.
É inegável que o Chevrolet Astra saiu de linha precocemente no Brasil, agora a Opel sob comando da Stellantis espera-se que a montadora passe a olhar o Brasil com outros olhos, principalmente por conta do grande sucesso alcançado por seus carros por aqui quando eram vendidos com a marca Chevrolet.
Bom, chega de enrolação, confira todos os detalhes dessa raridade automotiva descoberta por Reinaldo de Campinas nas imagens abaixo: