Tudo começou há alguns anos, em um belo fim de semana, quando uma postagem começou a circular no Facebook mostrando as traseiras empoeiradas de um grupo de VW Fuscas de janelas divididas. Logo depois, mais fotos começaram a aparecer, revelando um Porsche Speedster e um par de roadsters BMW 328 da década de 1930. Pesquisas adicionais levaram a um post no The Samba que confirmava a existência de uma coleção de carros clássicos escondida em algum lugar no Kansas, aguardando a exumação após a morte do proprietário.
As fotos disponíveis da incrível coleção eram de baixa qualidade ou de imagens de imagens, como a que mostra um raro BMW 328. Normalmente, só se pode vê-los em livros de capa dura ou em eventos de carros colecionáveis de alta qualidade – talvez até mesmo no museu da BMW. É seguro dizer que encontrar dois BMW 328 em condições de projeto não é algo que ocorre todos os dias, ou mesmo a cada dez anos. Todos os veículos estão armazenados em uma cabana Quonset e estão bastante empoeirados. Aparentemente, os entusiastas do ar refrigerado no The Samba sabem sobre esses carros, mas seu destino é incerto.
Esses carros clássicos foram encontrados no Kansas, Estados Unidos, após a morte do proprietário. As informações iniciais indicaram que ele não deixou herdeiros, mas isso foi esclarecido no processo judicial necessário para a venda dos carros. As informações sobre a coleção acabaram escassas.
Falando do assunto que interessa, a coleção revelou que o antigo dono tinha uma predileção por modelos alemães, especialmente da Volkswagen. Chama a atenção a presença de alguns exemplares raros de Fuscas “Split Window”, que possuem a janela traseira dividida em duas partes. Esses modelos são extremamente cobiçados, ainda mais considerando que foram produzidos entre 1938 e 1953.
O que é ainda mais fascinante é que o falecido proprietário tinha um olhar apurado para carros colecionáveis além de seus amados Volkswagens. É possível ver na coleção um desejável cupê Ford “Deuce” em primeiro plano, além de uma variedade de outras carrocerias e peças. Além disso, uma grande parte da coleção é composta de estoque de peças originais de fábrica da Volkswagen (OEM) e novas em folha (NOS). Se essas peças são da mesma época dos Fuscas “Split Window”, é provável que haja algumas peças altamente valiosas guardadas ali.
Além dos Fuscas, o vídeo a abaixo também mostra que a coleção inclui Volkswagen Kombi T1, carinhosamente conhecida no Brasil como “Corujinha”. Mudando de marca, há um Porsche Speedster e além do par de valiosos roadsters BMW 328 da década de 30. Também existiam na coleção carros antigos da Ford fabricados nos anos 20.
Até hoje ainda é possível ver detalhes também nas fotos existentes no fórum onde começaram a surgir no passado os rumores sobre essa coleção.
Em um vídeo produzido na época, Adam Blickhahn visitou o local e gravou as primeiras imagens desse incrível tesouro esquecido no tempo.
Após a descoberta, tudo indica que a venda do tesouro abandonado foi suspensa por anos devido a questões legais, e ainda não há certeza sobre quem realmente seria o proprietário da coleção. Seria o Estado? Ou o antigo proprietário teria irmãos que conheciam o valor de seus bens? De qualquer forma, há uma quantia significativa de dinheiro em jogo. Embora alguns comentaristas argumentem que as janelas divididas não valem tanto sem motores, é provável que muitas delas encontrem compradores no exterior. Alguém mais já ouviu falar ou viu essa coleção?
Com informações do: Barn Finds