Item de colecionador: Gol GTS 1.8 S 1994 original de fábrica

377

Qual o preço de um sonho? ícone da geração dos anos 90, os Volkswagen Gol GTI e GTS tem se tornado cada vez mais raros, o garimpador de carros raros Julio Raridades acabou de apresentar em sua página no Facebook um exemplar impecável do bom e velho GTS.

Trata-se de um GTS 1.8 S, ano 1994 com apenas 88.000 Km, à Gasolina, na cor Vermelho Styllus, com Ar Condicionado e Direção Hidráulica, rádio original, interior perfeito e original, mecânica perfeita e extremamente revisada, um carro único, um verdadeiro item de coleção.

Entre 1987 e 1988 ocorreu a primeira reestilização da primeira geração do Gol  frente levemente mais baixa com capô redesenhado, novos faróis, grade, para choques envolventes, novas lanternas dianteiras e traseiras, essas agora com alojamentos para 6 lâmpadas em cada lado, embora o Gol GTS (e futuramente o GTi) viesse com 5 lâmpadas em cada lado e as demais versões com apenas 3 lâmpadas em cada lado. O Gol GT foi substituído pelo Gol GTS com alterações no 1.8, que passou a ter somente o álcool como opção, pois o modelo a gasolina deixava muito a desejar em questão de desempenho para um carro “dito esportivo”. Interessante o fato de a Volkswagen insistir que o Gol GTS tivesse apenas 99 cv de potência apesar de estimativas indicarem que ele tivesse entre 105 cv e 109 cv.

Se a Volkswagen admitisse a maior potência, o carro seria taxado com maior imposto, daí o fato de o motor ter a potência nominal tão baixa. O GTS foi o primeiro Gol a vir com aerofólio de fábrica, um ano depois da primeira reestilização externa, o Gol deixou de usar o painel de instrumentos baseado no da Variant II e ganhou dois painéis: um mais simples, baseado no do Santana CL e um outro mais sofisticado (o Satélite) para as versões superiores GL e GTS. Os retrovisores subiram para a área das janelas das portas, e as colunas dos quebra-ventos foram um pouco recuadas para trás.

O GTS foi produzido até 1994 e saiu de linha deixando uma legião de apaixonados.

gt1
Foto reprodução / Julio Raridades
gt2
Foto reprodução / Julio Raridades
gt3
Foto reprodução / Julio Raridades
gt4
Foto reprodução / Julio Raridades
gt5
Foto reprodução / Julio Raridades
gt6
Foto reprodução / Julio Raridades
gt7
Foto reprodução / Julio Raridades