Grande, robusto e angular é a nova tendência de design para SUVs grandes. A Land Rover tem o Defender, a Toyota acabou de lançar o Land Cruiser 2024 e agora é a vez da Hyundai com o “diferentão” Santa Fe 2024. A nova geração do Santa Fe é uma mudança completa em relação ao modelo anterior em quase todos os aspectos, até mesmo segundo a própria Hyundai, que afirma que esta é sua primeira incursão no “design não convencional”. E eles não poderiam estar mais certos, mal podemos esperar para ver mais.
Além do design, a próxima geração do Santa Fe recebe uma série de melhorias internas e externas que o tornam ainda mais premium. Aqui estão algumas áreas-chave em que o novíssimo Santa Fe supera o modelo anterior e por que vale a pena esperar por ele.
Começando com a maior mudança – o design. As curvas elegantes do Santa Fe atual dão lugar a uma carroceria robusta e angular que lembra os SUVs à prova de balas dos anos 90. Os faróis apresentam a nova linguagem de design em forma de ‘H’ que está se tornando presente nos carros mais recentes da Hyundai, e a dianteira é surpreendentemente simples. O tema ‘H’ se estende também para as lanternas traseiras, que estão posicionadas na parte inferior da traseira. Elas podem parecer estranhas, mas estão lá por um motivo. A linha do teto não se estreita como a do modelo atual e, em vez disso, desce quase em um ângulo de 90 graus.
Surpreendentemente, a Hyundai também afirma que este novo Santa Fe angular é mais aerodinâmico do que o atual, com um coeficiente de arrasto de 0,29, em comparação com o coeficiente de arrasto de 0,33 do modelo anterior. Se o Santa Fe atual é como um bisturi cirúrgico, o redesenho é como um martelo pneumático.
Praticidade e espaço são os principais pilares do design do Santa Fe 2024. O estilo quadrado e peculiar não proporciona apenas uma identidade visual única, mas também maximiza o espaço interior. Na verdade, a razão pela qual as lanternas traseiras estão posicionadas tão baixas é para ter uma tampa traseira que se abre amplamente e, assim, oferece mais espaço de carga. Em termos de dimensões, o Santa Fe 2024 cresceu em todos os aspectos. Ele tem uma distância entre eixos mais longa (quase 2 polegadas a mais do que o modelo atual) e é 1,8 polegadas mais comprido no geral, com 190,2 polegadas.
A distância entre eixos mais longa é especialmente importante, pois, pela primeira vez no mercado dos EUA, o Santa Fe 2024 oferecerá uma terceira fileira de assentos, e como todo o SUV foi projetado para acomodá-los, pode facilmente acomodar 2 adultos. A cabine também possui uma infinidade de espaços de armazenamento, com o descanso de braço central bidirecional sendo um destaque. Os compradores não terão nenhuma reclamação com o Santa Fe 2024 nesse aspecto.
A Hyundai fez um trabalho brilhante com o interior do Santa Fe 2024. O painel de instrumentos parece pertencer a um carro duas categorias acima, com a Land Rover sendo uma clara inspiração. O tema ‘H’ do exterior também se estende aqui, com as saídas de ar condicionado em forma de ‘H’ e, curiosamente, no volante, que tem o código Morse para ‘H’ gravado nele. Dois displays curvos de 12,3 polegadas dominam a parte superior do painel de instrumentos, e a Hyundai afirma que está utilizando uma interface totalmente nova que finalmente traz a compatibilidade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, uma característica que tem feito falta nos carros da Hyundai por um tempo.
Um sistema de som premium Bose também está disponível, assim como dois pads de carregamento sem fio, que possuem pequenos ventiladores por baixo para manter seus telefones resfriados. Outra característica excelente é a capacidade de mapear configurações personalizadas para estações de rádio e controle de clima através da sua impressão digital, por meio de um sensor localizado à esquerda da tela do motorista. A Hyundai deu atenção meticulosa aos detalhes neste interior, e isso realmente se destaca.
Embora o exterior e o interior do Santa Fe 2024 sejam significativamente aprimorados em relação ao modelo atual, as opções de trem de força foram infelizmente reduzidas pela metade. O motor base turbo-quatro de 2.5L e 181 cv foi eliminado, restando apenas a versão de 277 cv como opção não híbrida, acoplada a uma caixa de câmbio automática de 8 velocidades. O trem de força híbrido plug-in (PHEV) também não existe mais, então a única variante eletrificada é o turbo-quatro híbrido de 1.6L, que desenvolve 226 cv (combinados) e usa uma transmissão automática de 6 velocidades. No final das contas, apenas a variante PHEV poderia ser considerada uma ausência, mas a Hyundai poderia trazê-la ao mercado se houver uma demanda forte dos consumidores. Falando em números de consumo de combustível, a EPA ainda não testou o Santa Fe redesenhado, mas, como ele está quase 1000 libras mais pesado do que o modelo atual, não espere números recordes. Aqui está uma comparação detalhada entre todas as opções de trem de força para os modelos Santa Fe de 2023 e 2024.
Com um design muito mais premium e um interior luxuoso, é natural que o Santa Fe 2024 veja um aumento de preço. Quanto? Isso ainda é incerto no momento, mas a Hyundai está programada para anunciar os preços em novembro deste ano no LA Auto Show. O Santa Fe 2024 é esperado para manter a mesma linha de versões básicas do modelo atual quando for lançado no início do próximo ano. A Hyundai também apresentou um conceito Santa Fe XRT com acessórios radicais para off-road para atrair os amantes de aventuras fora de estrada. Com este novo Santa Fe reinventado, eles têm como alvo atrair todos os tipos de compradores. A reação positiva ao redesign e as críticas entusiásticas sobre o interior certamente garantem o sucesso deste SUV